Início Notícias Administração Retrospectiva 2023: relembre os principais fatos que movimentaram Urupês neste ano

Retrospectiva 2023: relembre os principais fatos que movimentaram Urupês neste ano

Conquistas e desenvolvimentos marcantes: como Urupês cresceu e evoluiu em 2023?

Cerca de 6 minutos de leitura

153 acessos

Imagem: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês.

Imagem: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 08/12/2023 13h42 - Atualizado em 08/12/2023 17h27

Estamos há pouco mais de 20 dias de um novo ano. Ao longo de 2023, a Prefeitura de Urupês realizou diversas ações, eventos e obras em diversas áreas: desde a educação e saúde até a infraestrutura e a cultura.

A seguir, apresentamos um resumo dos principais acontecimentos que chamaram atenção de nossa comunidade ao decorrer do ano.

Saúde, bem-estar e saneamento

🎖️ Exemplo para o Estado de SP: Urupês conquistou o 2º lugar no “Ranking Previne Brasil” no Estado de São Paulo, destacando-se na atenção primária à saúde. O município obteve excelentes notas em indicadores como pré-natal, saúde bucal, cobertura vacinal e monitoramento de doenças crônicas. Leia mais.

🦂 Resposta rápida: Urupês tornou-se um ponto estratégico para o tratamento de picadas de escorpião, disponibilizando soro específico e mantendo as portas abertas. Desde agosto, já atendeu 26 pacientes. Leia mais.

😺 Projeto de Castração de Animais: Ainda em janeiro, Urupês iniciou um projeto de castração gratuita para cães e gatos, com foco em famílias carentes e animais de rua. Até agora, mais de 460 animais já foram castrados. Leia mais

Limpeza da Lagoa de Tratamento de Esgoto: A lagoa de tratamento de esgoto do município passou por um processo de limpeza essencial para manter a eficácia do tratamento e evitar problemas de saúde pública. Mais de 3.000m³ de lodo foram retirados do local – o equivalente a (250 caminhões basculantes). Leia mais.

Educação e Cultura

🏆 No Top 3 do Estado de SP: Educação de Urupês é reconhecida como uma das 3 melhores do Estado de São Paulo dentre as cidades com população até 30 mil habientes no prêmio Band Cidades Excelentes. Leia mais.

🎤 Celebração dos 95 Anos de Urupês: A cidade celebrou seu aniversário com um show gratuito da dupla Gian e Giovani, atraindo moradores e visitantes. Leia mais.

🎉 ExpoCultura 2023: A celebração cultural atraiu quase 20 mil visitantes, destacando-se pela celebração da diversidade cultural, gastronomia típica de diversos países e apresentações musicais contagiantes. Leia mais.

🎵 Instituição do Hino Oficial: Urupês instituiu oficialmente o “Hino de Urupês”, escrito e musicado por Tato Roman, como um símbolo oficial do município. O hino foi lançado durante a ExpoCultura deste ano e atualmente é entoado em escolas e eventos públicos. Leia mais.

🎂 Centenário da Escola Maria da Glória: A escola celebrou seu centenário com uma festa emocionante, com decorações temáticas, homenagens e participação de autoridades municipais. Também houve evento aberto ao público, com apresentações culturais, danças e homenagens. Leia mais.

🧒 Retorno do Projeto Criança Feliz em São João de Itaguaçu: O projeto voltou a oferecer atividades extracurriculares para crianças do distrito, incluindo aulas de Jiu-Jitsu, Artesanato e Esportes. Leia mais.

🥳 Carnaval 2023: Evento contou com noites de festa e matinês para crianças, reunindo mais de 100 famílias para celebrar com muita animação e música. Leia mais.

🧒Dia das Crianças: Antecipando o Dia das Crianças, Prefeitura, com apoio de empresas locais, realiza festa especial no recinto de rodeios, com brinquedos, comidas e centenas de crianças presentes. Leia mais.

Desenvolvimento Comunitário e Infraestrutura

💰 Apoio do Governo de SP: Em dezembro, a Prefeitura conquistou R$ 600 mil para obras de infraestrutura, através de um convênio assinado pelo prefeito e o governador Tarcísio de Freitas. Leia mais.

📈 Avanços na Qualidade dos Serviços Públicos: Uma pesquisa de opinião pública indicou melhorias em diversos serviços municipais, incluindo educação infantil e básica, serviços funerários e atendimento no gabinete. Leia mais.

Reforma do Ginásio de Esportes: A Quadra Coberta de Urupês passou por uma reforma em seu piso, com a redefinição das demarcações esportivas. Leia mais.

🏫 Nova Escola Fundamental no Bairro Manoel Carreira: Com um investimento de aproximadamente R$ 3,37 milhões, a nova escola tem previsão de ser concluída em março de 2024. O prédio terá oito salas de aula e capacidade para atender cerca de 160 alunos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e atenção às necessidades dos alunos. Leia mais.

Aprovação de Contas pelo TCE-SP: O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou por unanimidade as contas da Prefeitura de Urupês referentes a 2021, destacando a aplicação correta dos recursos públicos. Leia mais.

🧑‍🌾 Suporte à Agricultura Local: A segunda edição do evento “Dia do Agricultor” ofereceu palestras e atividades para capacitar e reconhecer os agricultores locais, também houve almoço gratuito, show e sorteio de brindes. Leia mais.

🧑‍🍳 Inauguração de Cozinha Semi-Industrial: A cozinha é destinada à capacitação profissional e desenvolvimento da economia local, oferecendo cursos variados em culinária e gastronomia. Leia mais.

🏆 Vitória na Jornada Esportiva de Ibirá: Urupês conquistou o título de campeã da 59° Jornada Esportiva de Ibirá, destacando-se em diversas modalidades esportivas. Leia mais.

👩‍👦 Eleição do Conselho Tutelar: Urupês elegeu novos membros do Conselho Tutelar para o mandato de 2024 a 2027, garantindo a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Leia mais.

Desenvolvimento

Encerrando a retrospectiva de 2023, observamos que o ano foi caracterizado por uma série de eventos e iniciativas importantes em Urupês. Estes acontecimentos refletem os esforços contínuos em diferentes setores da administração municipal e da comunidade.

A revisão destes eventos oferece uma visão abrangente dos desafios enfrentados e das conquistas realizadas, proporcionando um panorama para reflexão e planejamento para o futuro.

Nesta notícia: retrospectiva 2023

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto