Início Notícias Administração Pesquisa revela avanço na qualidade dos serviços públicos em Urupês

Pesquisa revela avanço na qualidade dos serviços públicos em Urupês

Avanços significativos em áreas como educação e segurança pública refletem o compromisso da Prefeitura em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos

Foto aérea de Urupês. Imagem: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 22/03/2023 21h44 - Atualizado em 22/03/2023 22h05

Resumo da notícia:

• Pesquisa avalia satisfação em Urupês: creches lideram com 87% e geração de empregos fica com 63%.
  • Maioria dos serviços públicos apresenta melhoria em relação a pesquisas anteriores.
  • Compromisso de aprimorar serviços públicos é reforçado.

Uma recente pesquisa de opinião pública, realizada em março de 2023, mostra avanços significativos na qualidade dos serviços públicos municipais de Urupês, em comparação com os dados coletados em pesquisas anteriores, realizadas em maio de 2019 e dezembro de 2021.

Segundo a pesquisa, que seguiu a metodologia de amostragem de conglomerados em dois estágios, os itens com melhor avaliação foram: Educação Infantil (Creches) com 87%, Educação Básica (1º ao 9º ano) com 86% e Serviços Funerários com 84%. Comparando com a pesquisa de dezembro de 2021, houve um aumento de 7% na avaliação das creches e 5% na educação básica.

Outro destaque positivo foi o atendimento no gabinete, que apresentou um aumento expressivo na avaliação, passando de 68% em dezembro de 2021 para 79% em março de 2023. A Segurança Pública também teve um aumento considerável, saindo de 72% em dezembro de 2021 para 81% na pesquisa atual.

Entre os itens com menor pontuação estão Geração de Empregos, com 63%, e Asfalto, com 67%. Apesar das notas mais baixas, ambos os itens apresentaram uma melhora em relação à pesquisa de dezembro de 2021, que registrou 59% e 63% respectivamente.

A pesquisa foi realizada com base na Lei Federal 13.460 e contou com 300 entrevistas distribuídas proporcionalmente nas regiões de Urupês, de acordo com a população. A margem de erro máxima estimada é de 5 pontos percentuais, e o intervalo de confiança utilizado é de 95%.

Os resultados demonstram um progresso na qualidade dos serviços públicos de Urupês, o que indica um compromisso da Prefeitura em atender às demandas e expectativas da população.

O prefeito Bica, ao comentar os resultados da pesquisa, declarou: "Estamos muito satisfeitos com o progresso alcançado na qualidade dos serviços públicos de Urupês. Esses resultados são fruto do nosso compromisso em ouvir os cidadãos e trabalhar incansavelmente para melhorar a vida de todos em nossa cidade. Ainda há muito a ser feito, e não vamos descansar até que todos os serviços alcancem o mais alto padrão de qualidade. Agradecemos a participação da população nesta pesquisa, e continuaremos a nos empenhar para tornar Urupês um lugar cada vez melhor para se viver."

Confira os resultados

Serviços Funerários 78% 75% 84%
Trânsito - 67% -
Turismo - - 69%

Por que as pesquisas são feitas?

A Lei Federal 13.460, sancionada em 26 de junho de 2017, estabelece normas básicas para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Essa lei é um marco importante na garantia da qualidade e eficiência dos serviços públicos prestados à população, tanto no âmbito federal quanto estadual e municipal.

A lei prevê a criação de mecanismos para que os cidadãos possam avaliar e fiscalizar a qualidade dos serviços públicos, como a realização de pesquisas de satisfação, o estabelecimento de ouvidorias e a publicação de cartas de serviços, que informam os direitos dos usuários, as formas de acesso aos serviços e os compromissos e padrões de qualidade de atendimento.

A pesquisa de opinião pública realizada em Urupês, com base na Lei Federal 13.460, é importante porque permite avaliar o desempenho dos serviços públicos municipais, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Ao coletar feedback dos cidadãos, a administração pública pode identificar prioridades e tomar medidas para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, a pesquisa promove a transparência e a participação cidadã, permitindo que a população tenha voz ativa na fiscalização e no aprimoramento dos serviços públicos. Ao garantir que os cidadãos estejam informados e possam avaliar os serviços, a Lei Federal 13.460 estimula a administração pública a trabalhar de forma mais eficiente, responsiva e voltada para o atendimento das necessidades da população.