Início Notícias Meio Ambiente Limpeza da Lagoa de Tratamento de Esgoto já removeu lodo suficiente para encher 250 caminhões basculantes

Limpeza da Lagoa de Tratamento de Esgoto já removeu lodo suficiente para encher 250 caminhões basculantes

Processo está sendo feito há pouco menos de 45 dias e é essencial para garantir eficácia no tratamento e evitar problemas de saúde pública

Cerca de 2 minutos de leitura

32 acessos

Equipe realiza o processo de dragagem, que está em fase final. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Equipe realiza o processo de dragagem, que está em fase final. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/01/2023 14h28 - Atualizado em 20/01/2023 14h30

Em menos de 45 dias, as obras para limpeza da lagoa de tratamento de esgoto de Urupês já estão quase concluídas. Até agora, a quantidade de lodo retirada do local é de aproximadamente 2.800 m³. Para se ter uma dimensão, o material é suficiente para encher cerca de 250 caminhões basculantes de grande porte.

A limpeza é feita pelo método de dragagem, de forma que o lodo encontrado no fundo da lagoa é aspirado por meio de bombas e depositado em três enormes ecobags – espécies de grandes sacos que permitem a passagem de água, mas que retêm os resíduos sólidos. Esses resíduos serão, posteriormente, descartados de maneira adequada.

Desde 2008, quando foi inaugurada, esta lagoa nunca havia passado por este processo. A limpeza é crucial para garantir que o sistema funcione corretamente e para evitar problemas de saúde pública. Essas lagoas são usadas para tratar e purificar o esgoto de Urupês antes de ele ser liberado na natureza, e a acumulação de sujeira e detritos pode impedir que os micro-organismos naturais presentes na lagoa realizem sua função de purificação. Além disso, a sujeira acumulada pode emitir mau cheiro e atrair animais indesejados, como ratos e moscas.

Cerca de 87% do valor da obra é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), o restante é de recursos próprios do município.

Confira mais fotos desta notícia:

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto