Início A cidade Jeans e Limão

Jeans e Limão

Atualmente, a produção de jeans e o cultivo de limão representam as maiores forças da economia urupeense.

Texto por: Luís Fernando da Silva. Departamento de Comunicação Social Escrito em: 27/12/2019 / Atualizado em: 20/09/2021
Jeans

Em 1985, mãe e filho iniciaram as atividades da primeira fábrica de jeans em Urupês. Com o tempo, os funcionários desta empresa abriram outras fábricas e foram criando uma cadeia produtiva e tornando Urupês, reconhecidamente, como uma referência estadual no setor.

Hoje, o município conta com, aproximadamente, 70 fábricas de jeans, gerando cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos na cidade, algo em torno de 60% de seus empregos formais, além de receber uma parcela significativa de moradores das cidades circunvizinhas, como Irapuã, Sales e Ibirá, que se desloca para trabalhar em Urupês neste segmento. Segundo dados do Censo do Jeans de 2018, na alta temporada, a produção supera 1 milhão de peças por mês, produzindo para grandes marcas nacionais e exportando para todo o Brasil.

Devido ao grande destaque que obteve neste setor, Urupês foi reconhecido como o único Arranjo Produtivo Local do Jeans de todo o Estado de São Paulo, agrupamentos de pequenas, médias e grandes empresas que pertencem ao mesmo setor econômico. Com isso, Urupês ganha vantagens para protocolar projetos e receber repasses do Governo do Estado, buscando o fomento do setor, como a construção de uma fábrica-escola e a aquisição de equipamentos de alta linha para capacitação profissional de funcionários das fábricas ou pessoas que busquem qualificação.

Limão

Outro destaque na economia do município é a produção da Lima Ácida Tahiti. Urupês é o segundo maior produtor de limão do Brasil, com cerca de 1,2 milhão de pés da fruta, segundo dados levantados junto à Casa da Agricultura do Município. Em 2021, eram 350 propriedades produzindo, anualmente, 89 mil toneladas (cerca de 3,3 milhões de caixas), em 3.500 hectares de propriedades rurais.

Atualmente, Urupês possui uma Associação de Produtores de Limão (APRU) e uma Cooperativa, a COOPERLIMÃO que exporta para todo o Brasil e para o exterior.