Início A cidade Símbolos

Símbolos oficiais

Texto por: Luís Fernando da Silva. Departamento de Comunicação Social Escrito em: 10/12/2017
Caso deseje fazer o download da Marca (logotipo) oficial do Governo Municipal, clique aqui.

Bandeira:

A bandeira do município de Urupês foi instituida pela lei nº. 933 de 18 de outubro de 1984. Sempre deverá ser confeccionada em uma proporção de 10 módulos ou medidas de largura por 7 módulos ou medidas de altura.

Ela é composta por 10 listras horizontais verdes, amarelas e brancas, alternadamente. Ao centro, têm-se um quadrado branco que ocupa um terço do seu comprimento, onde se reproduz o Brasão de Armas de Urupês.

Download da Bandeira de Urupês:

PDF | PNG | CDR | AI




Brasão:

Em 22 de setembro de 1962, o município aprovou a lei nº. 236, que instituía o primeiro Brasão de Armas de Urupês. Contudo, em 22 de setembro de 1980, este brasão foi reformulado pela lei nº. 786, assumindo a composição que permanece até os dias atuais.

O brasão é composto por um escudo estilizado português de cor azul, encimado pela coroa mural, de cindo torres de prata, como é característico dos municípios que não integram capitais de estado. No interior do escudo azul, vê-se um ramo de café frutado. Ao centro observa-se o globo mundial com as silhuetas das américas. À direita do globo está a bandeira do Brasil e, à esquerda, a do Estado de São Paulo. Nas laterais direita e esquerda do escudo, têm-se ramos estilizados de arroz, como suportes. Abaixo, no listel prateado, se lê “Progressum in Operam”, que significa “No trabalho, o progresso”.

O município de Urupês sempre foi essencialmente agrícola, desde sua fundação, perpassando a data de aprovação da lei que reformulou o brasão do município, e que permanece com grande expressividade nos dias atuais. Como marca imperiosa desta predominância agrícola esteve, por décadas, o café, produzido em terras urupeenses. Este de variedades “Bourbon”, “Sumatra” e “mundo novo”. Esta última, oriunda de Urupês, deu nome ao município. Assim sendo, como claramente indicado na alínea “c” do artigo 1º da criação da lei que reformulou o brasão municipal, trata-se de uma homenagem à história do município e à atividade “dos homens de Urupês, que têm no trabalho seu “modus vivendi” e, como prêmio, o progresso”.

Faça o download do Brasão de Armas de Urupês nos formatos:

PDF | PNG | CDR | AI

Veja também: Brasão de Armas de Urupês desenhado para a lei nº. 786/80:

JPG