Início Notícias Administração Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em Urupês

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em Urupês

Documento substituirá o RG em todo o Brasil; agendamentos para emissão devem ser feitos no app do Poupatempo do Estado.

Cerca de 2 minutos de leitura

1295 acessos

Novo documento não conterá mais o número do RG, que após 2032 será integralmente descontinuado a nível nacional. Foto: Evandro Leal / Enquadrar / Estadão Conteúdo

Novo documento não conterá mais o número do RG, que após 2032 será integralmente descontinuado a nível nacional. Foto: Evandro Leal / Enquadrar / Estadão Conteúdo

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 14/03/2024 10h55 - Atualizado em 14/03/2024 11h08

O Ganha Tempo de Urupês começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) – uma forma de identificação unificada para os brasileiros, incorporando o número do CPF como o registro único nacional.

Criada para unificar os documentos de identificação em um formato único em todo o Brasil, estima-se que a CIN será emitida juntamente com o RG até o ano de 2032 no estado de São Paulo. Após este período, a emissão do RG será descontinuada, e apenas a CIN será fornecida, estabelecendo-se como o único documento de identidade nacional.

A emissão da primeira via da CIN é gratuita, o que auxilia na mudança para o novo sistema de identificação.

Como emitir a CIN

Para realizar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou do RG, agora é necessário fazer o agendamento exclusivamente pelo aplicativo Poupatempo, disponível para dispositivos Android e iOS. Os agendamentos anteriormente realizados no Ganha Tempo da cidade não serão mais aceitos.

Para usar o aplicativo, é preciso fazer login com os dados da conta Gov.br, sendo necessário ter uma conta de nível prata ou ouro para prosseguir com o agendamento. O aplicativo pode ser baixado em um dos links abaixo:

O documento pode ser retirado no posto do Ganha Tempo, aproximadamente 10 dias úteis após a emissão. Além disso, o processo de emissão pode ser acompanhado diretamente pelo aplicativo, permitindo ao usuário monitorar o status do seu documento.
Nesta notícia: documentos rg cin

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto