Início Notícias Educação Urupês promove Educação Especial inclusiva e personalizada para alunos do município

Projeto de acompanhamento e suporte individualizado beneficia estudantes em sua jornada educacional

Monitora Agatha, Professora Karen e Aluna Manuela em sala de aula - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 28/06/2023 15h22 - Atualizado em 28/06/2023 16h06

Resumo da notícia:

• O município promove igualdade de oportunidades para alunos através do projeto que disponibiliza monitores capacitados para acompanhar o desenvolvimento escolar diário.
  • Transformações significativas em estudantes atendidos pelo projeto: Exemplos como Isaías e Manuela demonstram os impactos positivos do projeto, relatando melhorias na socialização.
  • Crescimento e desenvolvimento da Educação Especial em Urupês: Observação de profissionais sobre fatores como distúrbios e dificuldades de aprendizagem, agravados pela pandemia, levaram à necessidade de intervenção pontual para recuperar o período de aprendizagem considerado perdido. A importância de profissionais humanizados e de um ambiente preparado para atender às necessidades individuais dos alunos é destacada.

O município de Urupês está promovendo a Educação Especial como forma de garantir igualdade de oportunidades para todos os alunos. A prefeitura implementou um projeto que disponibiliza monitores capacitados para acompanhar o desenvolvimento escolar diário dos estudantes, oferecendo um suporte personalizado e criterioso. Atualmente, o projeto conta com 38 monitores que atendem a 43 estudantes matriculados em diferentes unidades escolares do município, desde o ensino infantil até o fundamental. Os alunos que possuem laudos médicos ou foram diagnosticados com necessidades especiais recebem esse acompanhamento.

Um exemplo inspirador desse projeto é Isaías, um aluno de sete anos da E.M.E.F Maria da Glória Robert Lima de Almeida, estudante da professora Susy e acompanhado por Fátima, que contam que, no início do ano letivo, Isaías apresentava pouco interesse pelas atividades escolares e tinha dificuldades em interagir com outras crianças. No entanto, após o início do projeto, houve transformações significativas. Com a confiança conquistada, Isaías passou a se socializar mais, mostrou interesse nas atividades diárias e progrediu em seu processo de aprendizagem. Atualmente, ele participa de ensaios de dança e encenações teatrais, mostrando maior independência no ambiente escolar.

Outro exemplo marcante é Manuela, uma aluna de quatro anos da E.M.E.I Tereza Yalenti Perosa. Assim como Isaías, Manuela enfrentava desafios de socialização em sala de aula. Com o apoio das professoras Karen e a monitora Ághata, que são responsáveis pelo acompanhamento de Manuela, ela obteve resultados positivos. A aluna tinha dificuldade em se manter focada e sentada durante as aulas, além de receio em realizar atividades com contato físico. No entanto, por meio de brincadeiras sensoriais, como a exploração da areia e tintas coloridas, Manuela se sentiu segura e confiante, envolveu-se nas atividades e começou a interagir com os demais estudantes.

Segundo Emanuela Oliveira, Neuropsicopedagoga e coordenadora do projeto, a Educação Especial em Urupês está passando por um processo de crescimento e desenvolvimento significativo. Isso ocorre devido a uma série de fatores que os profissionais observaram em relação às crianças, como distúrbios e dificuldades de aprendizagem, especialmente após a pandemia, que resultou em um retrocesso no aprendizado de forma geral. Como resultado, as crianças com dificuldades enfrentaram ainda mais desafios na obtenção de uma educação adequada. Emanuela explica que, diante dessa necessidade, tornou-se essencial intervir de forma pontual para recuperar o período de aprendizagem considerado perdido. Com o objetivo de oferecer oportunidades a essas crianças, o projeto foi criado.

A história de Isaías, Manuela e outros alunos que recebem o apoio dos monitores serve como inspiração para todos, demonstrando que, com dedicação e suporte, é possível superar desafios e alcançar um pleno desenvolvimento. A Educação Especial no município desempenha um papel fundamental ao garantir igualdade de oportunidades no ambiente educacional e promover a inclusão de todos os alunos. Essas experiências inspiradoras destacam a importância de um ambiente preparado e de profissionais humanizados, capazes de se adaptar constantemente às necessidades individuais de cada estudante. Ao enfrentarem os desafios diários com apoio e dedicação, todos os envolvidos contribuem para o pleno desenvolvimento desses alunos.