Início Notícias Desenvolvimento e Empreendedorismo Urupês busca viabilização do Projeto Arranjo Produtivo Local - APL

Urupês busca viabilização do Projeto Arranjo Produtivo Local - APL

Publicado em 27/02/2018 00h00

A Prefeitura de Urupês estuda maneiras de tornar o município um Arranjo Produtivo Local no setor do jeans. Se conseguir, Urupês passará a dispor de investimento por parte do Governo Estadual para a construção de espaços e a qualificação de profissionais, viabilizando, assim, um crescimento ainda maior do setor no município e a concomitante geração de renda aos seus cidadãos.
Arranjos Produtivos Locais - APLs são agrupamentos de pequenas, médias e grandes empresas que pertencem ao mesmo setor econômico. Podem ser fabricantes de bens ou fornecedores de serviços. Urupês é um grande postulante ao reconhecimento de APL no setor do jeans, haja vista o grande número de fábricas no município, assim como a quantidade de empregos e de movimentação econômica gerada por elas. Atualmente, o Estado de São Paulo possui 38 APLs.
Neste ínterim, a Prefeitura de Urupês e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Agrário já estão dando passos para levantar a documentação e enviar a proposta com os dados e as informações das indústrias do jeans, a fim de receber a avaliação do comitê da rede dos APLs-SP.
Se for reconhecido como um APL, o setor do jeans de Urupês receberá forte apoio para os projetos de desenvolvimento desse setor no município, como cursos de capacitação de mão de obra, a construção de Centro Comercial, Cursos Profissionalizante, linhas de crédito e mais.