Início Notícias Impostos e Tributos Imposto de Renda 2023: doe parte do seu imposto devido a Crianças e Adolescentes de Urupês

Aprenda como fazer a destinação na declaração do Imposto de Renda e ajude a proteger e melhorar a qualidade de vida desses grupos vulneráveis em sua cidade.

Cecília Bastos/Usp Imagem

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 13/03/2023 16h04

A população de Urupês tem duas opções para destinar parte do seu Imposto de Renda devido e colaborar com projetos sociais na cidade. Além do Fundo Municipal do Idoso, os moradores podem optar por destinar parte do valor para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao fazer a destinação, o contribuinte não paga nenhum valor adicional. O que ocorre é que parte do imposto que iria para órgãos superiores, fica no município e é utilizado pelos Fundos Municipais.

Os interessados podem realizar a destinação diretamente pelo programa da Declaração do Imposto de Renda, disponibilizado pela Receita Federal, ou, àqueles que contam com o auxílio de contadores, basta entrar em contato com seu escritório e solicitar que isso seja realizado. É importante destacar que essa medida não aumenta o valor do Imposto de Renda a ser pago, apenas direciona parte do valor devido para os Fundos Municipais.

Para fazer a declaração, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e faça o download do programa de declaração de Imposto de Renda correspondente ao ano-calendário de 2023.
  2. Abra o programa de declaração e selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração”, localizada na aba “Resumo da Declaração”.
  3. Selecione a opção “Novo” e preencha as informações solicitadas, como o tipo de fundo e o valor a ser destinado.
  4. Após preencher todas as informações, selecione a opção “Ok” e confirme a doação. O valor máximo permitido para doação é de 6% do Imposto de Renda devido para cada um dos Fundos.
  5. Após realizar a destinação, imprima o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e realize o pagamento do valor destinado até a data limite estabelecida pela Receita Federal.

Com esses passos simples, é possível destinar parte do Imposto de Renda devido para os Fundos Municipais do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Urupês, contribuindo para a execução de projetos e ações que visam a proteção e o bem-estar dos idosos e crianças da cidade. A declaração pode ser feita de 15 de maio até 31 de maio deste ano.

Nesta notícia: imposto de renda