Início Notícias Desenvolvimento e Empreendedorismo Urupês Celebra 5 Anos do Ganha Tempo

Urupês Celebra 5 Anos do Ganha Tempo

Fachada do Prédio do Ganha Tempo em Urupês - Equipe de Comunicação Prefeitura Municipal

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/12/2023 16h59 - Atualizado em 20/12/2023 17h25

Resumo da notícia:

• Dentre os serviços mais importantes realizados no Ganha Tempo, destacam-se cerca de 18.340 atendimentos feitos pelo DETRAN
  • A DIMUTRAN realizou 673 credenciais de estacionamentos para pessoas idosas
  • O Posto do SEBRAE AQUI foi premiado por ter ultrapassado a meta de atendimentos

Hoje, Urupês comemora cinco anos de funcionamento do Ganha Tempo "Luiz Carlos Paulo da Silva", uma conquista inaugurada em 19/12/2018. Este espaço tem sido um ponto central para os cidadãos, proporcionando atendimento eficiente e descomplicado e oferecendo inúmeros serviços gratuitos para a população local e de cidades vizinhas.

Quem visita o Ganha Tempo busca resolver de forma rápida e gratuita diversas questões, envolvendo mais de 20 tipos de serviços oferecidos pela prefeitura municipal, através da DIMUTRAN, além de SEBRAE, DETRAN e INSS, como emissão de RG, renovação de CNH, emissão de antecedentes criminais, aposentadoria, entre outros.

Neste ano, o posto do SEBRAE Aqui de Urupês, integrante dos serviços oferecidos no Ganha Tempo, conquistou o 5º lugar entre 37 municípios da região de São José do Rio Preto pela melhor performance no atendimento pessoa física, alcançando 436% acima da meta e 236% acima da meta no total de atendimento pessoa física e jurídica (Avaliação realizada pelo sistema do Sebrae - RAE).

De acordo com dados da equipe do município, os serviços mais procurados pelo público no SEBRAE Aqui incluem abertura de MEI (Micro Empreendedor Individual), baixa e parcelamento de débitos relacionados a MEI e criação da conta GOV.BR (um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais).

No Banco do Povo, os empréstimos são muito procurados pelos empreendedores, e ao longo dos cinco anos, 79 contratos foram aprovados para empresários locais. Somente em 2023, 19 pessoas conseguiram o empréstimo pelo Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.

As pessoas que necessitam de serviços do INSS também se beneficiaram com a implementação desses atendimentos no município. Urupeenses e até mesmo pessoas de cidades vizinhas, como Irapuã, Sales e Ibirá, procuram o Ganha Tempo para dar entrada na aposentadoria, pensões ou realizar consultas do INSS. No último ano, o departamento realizou mais de 1.290 atendimentos do INSS, incluindo aposentadoria, LOAS, pensão, consulta tempo contribuição e outros.

Em outubro de 2022, o Ganha Tempo recebeu um Tótem de Autoatendimento, o que facilitou ainda mais alguns procedimentos, como agendamentos do Detran, que antes eram feitos somente através do site, além de outros mais de 40 serviços.

Dentre os serviços mais importantes realizados no Ganha Tempo, destacam-se os dados de atendimentos em 2023:

Detran: Cerca de 18.340 atendimentos de 2021 a dezembro de 2023, com destaque para serviços relacionados à CNH.

DIMUTRAN: Mais de 750 atendimentos nesse ano.

Emissão de RG: atendendo 1.179 pessoas em 2023 e 3.417 RG emitidos de 2019 a 2023.

O Prefeito Bica ressalta que trazer o Ganha Tempo para Urupês foi mais do que agilizar o atendimento, foi pensando no crescimento da população e da cidade, oferecendo sempre melhores condições para os munícipes.

“Nesses cinco anos de implantação, a população pôde realizar praticamente em casa questões que antes precisariam sair do município ou até mesmo pagar por serviços que agora são gratuitos. São mais de 20 mil atendimentos oferecidos para os urupeenses de forma gratuita. Isso é um orgulho para mim, poder fazer parte desse momento, pois o Ganha Tempo é da população. Parabenizo toda a comunidade de Urupês pelos cinco anos de sucesso do Ganha Tempo, que é um parceiro fundamental na busca por serviços essenciais com qualidade e eficiência. Que esta jornada continue a beneficiar a população por muitos anos”, finalizou o Prefeito Bica.