Início Notícias Administração Pesquisa mostra como população de Urupês avalia os serviços públicos prestados pela Prefeitura

Município obteve leve melhora dos indicadores em relação a 2019. Principais avanços foram em saúde, assistência social e agricultura.

Prefeitura de Urupês cerca de 200 diferentes tipos de serviços para toda a população. Foto: Prefeitura de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 27/12/2021 11h54 - Atualizado em 27/12/2021 12h40

A Prefeitura de Urupês realizou uma pesquisa de opinião para avaliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo governo municipal de acordo com a população. A nota média obtida nos indicadores foi de 71,75%, quando considerados 20 grandes temas, como educação, saúde, assistência social, asfalto, agricultura, obras, esporte, lazer e outros.

As melhores avaliações foram obtidas pelos serviços de educação, em escolas municipais de ensino fundamental (81%) e creches (80%); serviços de assistência social (77%); e atendimento em unidades de saúde (76%). Já os indicadores mais baixos foram atribuídos à geração de emprego (56%); turismo (60%); e asfalto (63%).

Apesar das dificuldades na prestação de alguns serviços devido à pandemia, os indicadores se mantiveram estáveis em relação à última pesquisa, realizada em 2019, onde o município obteve resultado médio de 71,21%. De acordo com o Instituto de Pesquisa, os serviços de Urupês ficaram acima da média dos municípios atendidos pela empresa em todo o estado de São Paulo.

Neste ano, os maiores avanços foram observados nos serviços de saúde (variação de +8% em relação a 2019), CRAS (+6%), assistência social (+5%) e agricultura (+5%).

“Fico feliz por ver o resultado da pesquisa, porque sei que mesmo que alguns serviços tenham sido gravemente afetados pela pandemia, a população enxergou o tanto que fizemos para poder entregar mais qualidade nos serviços públicos. É claro que ainda há muito o que melhorar e, por isso, não vamos parar por aqui. Vamos continuar correndo atrás para melhorar cada vez mais a vida da nossa população”, comentou o prefeito Bica.

Esta pesquisa é uma exigência da Lei Federal 13.460/2017 e é feita por empresa especializada na realização de pesquisas e levantamentos de dados. Os resultados de cada tema foram publicados na página de Indicadores de Serviços Públicos no site da Prefeitura e podem ser acessados clicando aqui.

A pesquisa foi realizada utilizando critérios científicos: metodologia quantitativa, com modelo de amostragem por conglomerados de dois estágios, segundo cotas de variáveis. A coleta de dados junto a população foi realizada presencialmente e por telefone, em dezembro de 2021, quando foram entrevistadas 300 pessoas, de ambos os sexos, em idade a partir dos 16 anos, distribuídas proporcionalmente em regiões do município. A margem de erro é de 5 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.