Início Notícias Assistência Social Consciência Negra e racismo são assunto de palestra em Urupês

Consciência Negra e racismo são assunto de palestra em Urupês

A mestranda em psicologia e integrante do Movimento Negro de Catanduva (MNC), Thainá Costa, foi a palestrante da noite. Foto: Thomás Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 24/11/2021 11h21 - Atualizado em 24/11/2021 11h30

A Prefeitura de Urupês tem promovido diversas ações de extensão do dia da Consciência Negra durante esta semana. Essa terça-feira (23) foi dia de reflexão sobre o que é e qual a importância de entender e trabalhar este assunto.

A palestra aconteceu na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Urupês e foi conduzida pela psicóloga, mestranda em psicologia e integrante do Movimento Negro de Catanduva (MNC), Thainá Costa. Ela conceitualizou o racismo, os motivos da Consciência Negra ser celebrada em 20 de novembro, assim como o percurso da criação desta data, sua origem e motivação.

Também foram apresentados dados sobre a desigualdade racial no país, desde a educação até o mercado de trabalho; abordado o sentimento de negação sobre a existência do racismo; e os problemas que a comunidade negra ainda sobre no Brasil.

A palestra faz parte de uma ação intensificada sobre o tema em Urupês. Para abordar o assunto, colaboradores do Social estão promovendo grupos reflexivos, educação antirracista e oficinas de abayomis e bongôs com grupos dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

Nesta notícia: racismo consciência negra