Início Notícias Meio Ambiente Prefeitura de Urupês reforça ajuda para a contenção de incêndios

Prefeitura de Urupês reforça ajuda para a contenção de incêndios

Incêndio queima mata de bambus em Urupês. Foto: Arquivo pessoal.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 22/09/2021 13h35 - Atualizado em 22/09/2021 14h08

Dentre os inúmeros perigos que a falta de chuvas acarreta à região, neste período de estiagens, a ocorrência de incêndios tem se tornado cada vez mais comum. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, Urupês está sob forte camada de fumaça, vinda, possivelmente, de incêndio entre Itajobi e Marapoama.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Urupês tem atendido diversos chamados para auxiliar no combate a incêndios em áreas rurais, fomentados pelo período de secas e impulsionado pelos ventos.

“Ao atingir umas moitas de bambu, o fogo ficou a mais de 10 metros de altura”, conta Vanderlei Bariani, o Tito. Ele e o Zé Boneis sãoalguns dos responsáveis da Prefeitura por atender os locais em chamas neste período de estiagem. O trabalho é incessante, diário e não tem hora para acontecer.

Tito ressalta a ajuda das usinas da região, como a Itajobi, Cofco, Serradinho, Santa Izabel e outras no combate ao incêndio, além do trabalho do Corpo de Bombeiros.

Mas, mesmo com tantas mãos ajudando, na maioria das vezes, o incêndio é muito difícil de ser controlado.

Confira algumas dicas para evitar incêndios florestais

1. Evite fumar em locais com vegetação que possa queimar (por exemplo, vegetação seca)
  2. Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos no chão porque eles podem causar um incêndio florestal.
  3. Não acenda fogueiras em áreas próximas à vegetação. Nem mesmo manipule outras fontes de calor, como velas ou incenso.
Nesta notícia: incêndios estiagem