Início Notícias Agricultura Projeto "Horta dos Sonhos" garante que famílias do Primeira Infância consumam alimentos saudáveis

Projeto tem parceria da empresa Hidrohorta Zangali no processo de cultivo, germinação e acompanhamento da colheita das hortaliças caseiras

Imagem Ilustrativa

Por Carina Costa - Assessoria de Imprensa

Publicado em 17/09/2021 16h45 - Atualizado em 20/09/2021 09h25

O cultivo de uma horta orgânica proporciona diversos benefícios, tanto para quem cultiva, quanto para quem consome alimentos produzidos em casa. E foi pensando nisso, que a equipe do CRAS em parceria com os profissionais da Casa da Agricultura de Urupês criou a “Horta dos Sonhos”. O projeto irá atender cerca de 55 famílias que estão inscritas no Criança Feliz Primeira Infância, através do CRAS. O objetivo principal é oferecer para gestantes e crianças alimentos com vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento na primeira infância.
As visitadoras das famílias cadastradas no projeto “Criança Feliz, Primeira Infância” realizaram uma pesquisa para saber quem gostaria de aderir ao projeto, e as famílias que aceitaram participar ação, terão a responsabilidade de cuidar das hortaliças para oferecerem aos seus filhos alimentos sem agrotóxicos.
As participantes receberão mudas cultivadas para serem colocadas em suas residências, em hortas suspensas ou em canteiros. Elas terão todo o auxílio das visitadoras, dos técnicos da Casa da Agricultura e contarão com o apoio de funcionários de uma das hortas profissionais mais conceituadas da região: a Hidrohorta Zangali. Os profissionais da empresa vão auxiliar no processo de cultivo e germinação das sementes, assim como o acompanhamento antes e após a entrega das mudas.
Essas famílias contarão com hortaliças como rúcula, alface crespa, cebolinha, salsão, almeirão, couve e hortelã.
A supervisora do CRAS Primeira Infância, Thainá Costa, explicou que o projeto “Horta dos Sonhos” teve diversos processos antes de ser colocado em prática, os idealizadores realizaram visitas em hortas profissionais do município, tiveram contato com agrônomos e fizeram diversas pesquisas até entenderem a logística, as dificuldades e os benefícios em oferecer esse projeto gratuitamente à população.
“A segurança alimentar dessas famílias está atrelada ao direito ao acesso a alimentação segura enquanto direito primário da primeira infância, e o nosso intuito é sermos facilitadores e realizadores deste direito, pois a saúde das crianças é primordial para nós como profissionais”, conta Thainá Costa.
Ela explicou ainda que a equipe está realizando uma avaliação e acompanhamento nutricional das crianças, e que as visitadoras do projeto farão acompanhamento regularmente sobre o avanço nutricional, além de analisarem o antes e depois da saúde nutricional dessas crianças, após o consumo dos alimentos produzidos pelas hortas caseiras.
O projeto Horta dos Sonhos é uma realização da Prefeitura Municipal, através do CRAS e da Casa da Agricultura de Urupês, com parceria da empresa Hidrohorta Zangali.