Início Notícias Turismo Secretário do Turismo mostra apoio ao desenvolvimento do setor em Urupês

Secretário do Turismo mostra apoio ao desenvolvimento do setor em Urupês

Publicado em 21/04/2017 00h00

O Secretário Estadual de Turismo, Laércio Benko, esteve em Ibirá, no dia 19 de abril, para um encontro com os gestores dos municípios da região e deu indicações sobre como transformar Urupês em um Município de Interesse Turístico.
Ainda que pouco discutido sobre o assunto, na opinião de Benedito Roman, Secretário de Administração, Urupês tem capacidade para se tornar um MIT (Município de Interesse Turístico).
“Muitas vezes nós não damos valor às atrações e pontos fortes de nossa cidade e que podem fazer dela um município de interesse turístico”. De acordo com ele, Urupês tem potencial principalmente no turismo de negócios e no turismo rural.
As vantagens do turismo para os moradores de Urupês
O Secretário Laércio Benko ressaltou a importância do turismo não só para os quem vem de outras cidades, mas também para os moradores dos Municípios de Interesse Turístico. Apontou que, com a cada vez mais avançada velocidade de desenvolvimento, é comum que empresas busquem, sempre mais, substituir as pessoas por máquinas nas ações do dia a dia.
Isso ocorre de maneira contrária com o turismo. Segundo ele, não há como fazer turismo sem pessoas. Dessa forma, o MIT, necessariamente, gera emprego e renda para a cidade.
O Secretário de Administração de Urupês ainda apontou: “Com a chegada do turismo na cidade, Urupês tem necessariamente que investir em placas de sinalização, iluminação, infraestrutura, recapeamento, reforma do Parque Mário Covas, entre outras obras de melhoria para a cidade."
Prefeito Bica junto ao Secretário de Turismo, Laércio Benko
As ações que já estão sendo tomadas
Ações já estão sendo tomadas no intuito de transformar Urupês em Município de Interesse Turístico. Nos dias 11 e 19 de abril, organizaram-se reuniões com setores da comunidade relacionados a manutenção da infraestrutura do turismo, com membros de rádio, jornal, provedores de internet, agência de viagens, comércio e produtores rurais. Já no dia 10 de maio, acontecerá a Palestra de Sensibilização do Plano Municipal do Turismo.
A ideia do Secretário de Administração é entrar com o pedido ainda este ano, depois de juntada toda a documentação necessária e formar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), tornando possível requerer a inclusão de Urupês como uma das 140 cidades a receber o título de MIT, e receber a verba de R$ 500 mil anuais para investir no segmento.