Início Notícias Crianças e Adolescentes Urupês realiza campanha de prevenção à gravidez na adolescência

Urupês realiza campanha de prevenção à gravidez na adolescência

Palestra que aconteceu na escola Athayr da Silva Rosa. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 11/03/2019 10h56

Dos dias 25 de fevereiro a 1º de março de 2019, Urupês promoveu a primeira Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência, uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde; de Desenvolvimento Social; e de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.O intuito da campanha foi mostrar que, por mais que a maternidade seja um momento importante na vida da mulher, ela tem a hora certa para acontecer. Para isso, a equipe organizadora realizou palestras nas escolas municipais Profº. Athayr da Silva Rosa e Maria de Lourdes da Costa Nunes e na escola estadual Rubens Ferreira Martins. Também foi distribuído material informativo e realizada entrevista em programa de rádio.Dados no BrasilOs numerosos casos de maternidade precoce no Brasil revelam o quanto a campanha é necessária. Dados de 2015 mostram que, a cada 20 minutos, uma adolescente entre 10 e 14 anos se torna mãe. Com a pouca idade, as jovens ainda não têm condições físicas e psicológicas para engravidar.Não bastasse isso, a maioria dessas mães dá a luz sem a presença do seu parceiro. 60% das adolescentes são abandonadas ainda na gravidez. Outras 20% são abandonadas assim que o bebê nasce.A gravidez precoce afeta a vida da mulher de diversas maneiras. 75% das adolescentes grávidas que têm filhos estão fora da escola e uma taxa muito grande também tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho.Para a criança, os problemas também aparecem. Devido ao despreparo físico e emocional da mãe, aumentam os riscos de parto prematuro, do bebê nascer abaixo do peso ideal ou subnutrido, e até de má-formação do feto.Serviços disponíveis em UrupêsCaso uma adolescente de Urupês suponha que possa estar grávida, ela pode procurar um dos Postos de Saúde do município para realizar o teste rápido, disponível gratuitamente. O Sistema Público oferece ainda diversos serviços para auxiliar nesse importante momento da vida da mãe e do filho. Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com o Sistema de Saúde pelo telefone (17) 3552-1324 ou com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo telefone (17) 3552-2138.

Confira mais fotos desta notícia: