Início Notícias Cultura Urupês comemora 89 anos com desfile pelas ruas da cidade

Urupês comemora 89 anos com desfile pelas ruas da cidade

Cerca de 11 minutos de leitura

332 acessos

Publicado em 29/09/2017 00h00

As ruas de Urupês se tornaram a nova Sapucaí no último domingo (24). Centenas de pessoas se aglomeraram nas calçadas e praças do centro da cidade para acompanharem a volta dos tradicionais desfiles comemorativos de aniversário do município, que, neste ano, reuniram carros alegóricos e diversas alas para contar um pouco da história, tradição e cultura de Urupês e de seu povo. O evento foi promovido pela Prefeitura em parceria com Associações e Entidades do Município.
“Cultura e Tradição” foi o Tema Geral escolhido para o ano de 2017. Assim, todos os carros alegóricos da prefeitura, escolas e projetos municipais seguiram suas variantes temáticas, como a História de Urupês e a homenagem ao primeiro fotógrafo, Miloni Máximo Bordignon, brincadeiras folclóricas, festa junina e festas típicas da cultura caipira.
O desfile teve como ponto de partida o paço da Prefeitura, por volta das 10h30 e se dirigiu pelas ruas principais, contornando a praça central de Urupês e sendo finalizado no palanque, montado ao lado da Câmara Municipal. O trajeto permaneceu o mesmo das últimas edições e durante todo o percurso, teve forte adesão da população.
Foram 15 carros alegóricos e diversas alas organizadas por muitas entidades e organizações de Urupês, com a Prefeitura, Câmara Municipal, as Escolas Municipais Thereza Y. Perosa, Maria da Glória R. L. de Almeida, Maria de Lourdes C. Nunes e Profº. Athayr da Silva Rosa; a Associação de Assistência à Criança de Urupês; o S.C.F.V. Criança Feliz; o Centro de Convivência do Idoso; o Programa Atleta do Futuro; Projeto Guri; Rotary Club de Urupês; Associação Comercial e Empresarial de Urupês - ACIUR; Associação de Produtores Rurais de Urupês – APRU; Cooperativa do Limão de Urupês – COOPERLIMÃO; e Associação de Rodeios de Urupês.
Duas fanfarras abriram e fecharam o desfile: a Fanfarra do Barão, da cidade de Catanduva, e a Fanfarra Municipal de Elisiário. Além delas, também esteve presente a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que entoou o Hino Nacional Brasileiro e o “Parabéns a você” no palanque.
Veja todas as fotos do desfile clicando aqui.
Abaixo, você confere a temática de cada carro alegórico.
O Desfile parte por parte
PREFEITURA DE URUPÊS
Com o tema “Urupês ontem e hoje”, a Prefeitura abriu o desfile homenageando o 1º Fotógrafo de Urupês, Miloni Máximo Bordignon, expondo, ao fundo do carro alegórico, uma de suas célebres fotos e dramatizando o retrato de seu casamento com Palmira através de dois jovens.
Máximo nasceu em 29 de fevereiro de 1900 em Matão. Veio para Urupês onde se casou com Palmira Tórtola e de cuja união nasceu Maria Aparecida. Além de fotógrafo, Máximo também era pintor e escultor.
No segundo carro, a homenagem foi ao fotógrafo Kléber Augusto Gonçalves. Nascido em Urupês em 5 de abril de 1960, Kléber é fotógrafo profissional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM de São Paulo e conquistou diversos prêmios em exposições ao redor do Estado.
No carro, uma foto tirada por ele foi usada para ambientar um casamento moderno, contrastando com o enlace visto no carro anterior. O intuito foi o de demonstrar que, com o passar dos anos, Urupês continua escrevendo sua história e deixando seu legado de um povo batalhador e feliz.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
A Secretaria de Desenvolvimento Social fez uma homenagem ao Café Mundo Novo, que foi um marco na produção agrícola do Brasil. A planta foi trazida para Urupês em 1928 e logo foi constatado o excepcional desenvolvimento dos cafezais desta variedade, quando comparados a outros que predominavam no Brasil até então.
O Café Mundo Novo destacou a cidade a nível nacional. Até a década de 1970, quase toda a área rural do município era ocupada por café. O carro alegórico trazido pela Secretaria de Desenvolvimento Social também fez uma homenagem aos colhedores das lavouras urupeense e foi representado pelos integrantes do grupo da Melhor Idade de Urupês.
PROJETOS SOCIAIS
O carro “Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê, mora nele” foi organizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Criança Feliz e homenageou o autor Monteiro Lobato, cuja obra, “Urupês”, deu o novo nome ao município em meados da década de 1940.
José Bento Monteiro Lobato valorizava a cultura regional e era fascinado por histórias, costumes e crenças. Foi o criador das personagens Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta e tantos outros que compuseram sua principal obra, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” e outras tantas personagens que marcaram a literatura infanto-juvenil até os dias atuais.
No carro, desfilaram crianças caracterizadas como personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o próprio Monteiro Lobato, representado por crianças do projeto.
Ainda o S.C.F.V. Criança Feliz desfilou com o tema Lendas e Mitos e demonstrou ao público o Saci Pererê, maior lembrança das crianças como personagem do Folclore. Além dele, as sereias, que encantam os navegadores em alto mar, também foram representadas pelas crianças.
EMEI THEREZA YALENTI PEROSA
Com o tema “Carnaval: a maior festa popular do mundo”, as crianças da escola infantil Thereza Y. Perosa apresentaram a magia de uma das maiores festas populares do Brasil. O carro representava o samba, a bateria, as marchinhas, os blocos de rua e outras manifestações características.
ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DE URUPÊS
As crianças da Associação de Assistência à Criança de Urupês também participaram do desfile em comemoração ao aniversário de Urupês. O tema abordado foi “Brincadeiras Populares” e relembrou as alegrias e fantasias da infância.
As brincadeiras populares foram passadas de geração em geração e eternizadas na cultura popular brasileira. A Associação desfilou com carro alegórico e uma ala no chão, apresentando brincadeiras como bambolê, bolas, cata-ventos, bonecas dentre outras.
EMEF MARIA DA GLÓRIA ROBERT LIMA DE ALMEIDA
As Festas Juninas foram caracterizadas no desfile da escola Maria da Glória. Elas se originaram a partir das festas pagãs, com fogueiras e queima de fogos e, com o passar do tempo, foram tomando cunho religioso.
A principal dança típica das Festas Juninas, a quadrilha, também foi representada com uma dança no palanque. O carro alegórico trouxe os principais componentes das tradicionais festas juninas, enfeitado com balões, bandeirinhas e fogueira.
EMEF MARIA DE LOURDES DA COSTA NUNES
O carro da EMEF Maria de Lourdes do distrito de São João de Itaguaçu demonstrou o Boi-Bumbá, também conhecido como Bumba Meu Boi, uma das mais importantes danças do Folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre o roubo e morte de um boi, que dança após ressuscitar da morte.
A escola trouxe o modelo do lendário animal em seu carro alegórico, com alunos que desfilaram com roupas típicas da dança.
EMEF PROF.º ATHAYR DA SILVA ROSA
O frevo é outra dança que se popularizou na cultura brasileira. Com ritmo acelerado e descontraído, a dança ganhou sua principal exposição em Pernambuco, Olinda e Recife. Em 2012, ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
As alunas que abriram a apresentação da escola, dançaram a música “Vassourinha” no final do desfile, mas a todo momento, se apresentavam para a população maravilhada com o desfile da escola. Também acompanharam os grandes Bonecos de Olinda e o carro alegórico, trazendo as cores e a alegria da dança.
CÂMARA MUNICIPAL DE URUPÊS
A Câmara Municipal de Urupês demonstrou o tema “Tradição e Cultura”, com a Música Sertaneja Raiz. As “modas de viola” animavam as confraternizações que eram realizadas nas colônias das lavouras de café. Inicialmente divulgada pela dupla Tonico e Tinoco, grandes outros nomes marcaram o estilo musical, como Lio e Leu, Vieira e Vierinha, Zico e Zeca, dentre outros.
A Câmara evocou, em seu carro alegórico, a ornamentação que confirmava a tradição rancheira da música raiz, trazendo dois jovens com violas. Após o carro, a Orquestra de Viola Caipira de Urupês destacou algumas das principais músicas tocando ao vivo para os que acompanhavam o evento.
ACIUR
A Associação Comercial e Empresarial de Urupês trouxe o tema “Empreendedorismo” ao desfile. Muitas empresas do município se desenvolveram através das ações de subsídio ao empreendedor promovidas pela ACIUR, que possui diversos serviços e produtos que valorizam e auxiliam o associado.
No carro alegórico, diversas palavras e frases de efeito motivavam os presentes a entender o papel da Associação do mercado urupeense e a importância do empreendedorismo na evolução da cidade, geração de empregos e qualificação de funcionários.
APRU E COOPERLIMÃO
A Associação de Produtores Rurais de Urupês e a Cooperativa do Limão de Urupês presentearam o município com o bolo de aniversário de Urupês em seu carro alegórico. Hoje, Urupês é referência na produção e comercialização do limão e ele é um dos maiores responsáveis por girar a economia do município.
ROTARY CLUB DE URUPÊS
Uma das mais importantes bandeiras do Rotary é a erradicação da poliomielite. Este foi o tema trazido pela entidade ao desfile, na conscientização da população a tomar medidas preventivas contra a doença que causa paralisia e, por vezes, leva à morte.
O Rotary trouxe faixas de alusão à erradicação da Pólio e o próprio Zé Gotinha para desfilar. Também estiveram presentes três intercambiárias do Programa Rotary International. A apresentação foi encerrada com uma grande quantidade de bexigas que ornamentaram o céu de Urupês.
ASSOCIAÇÃO DE RODEIOS DE URUPÊS
A Associação de Rodeios de Urupês também desfilou no aniversário dos 89 anos do município, trazendo dois carros alegóricos em que estiveram as rainhas, princesas e demais garotas premiadas na 45ª Festa do Peão de Urupês em 2017.
COMITIVAS
Dezenas de cavalos e cavaleiros também participaram do desfile. Foram várias comitivas presentes e que fecharam as apresentações do dia 24 de setembro.

Confira mais fotos desta notícia:

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto