Início Notícias Saúde Prefeitura dá início a semana de fumacê para combate ao mosquito da dengue

Prefeitura dá início a semana de fumacê para combate ao mosquito da dengue

Ação integra outros movimentos para combate ao Aedes aegypti, como inspeções domiciliares, ações educativas e coleta de resíduos que acumulam água.

Carro do fumacê passa pela praça central da cidade na noite desta segunda-feira (27). Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 27/02/2024 09h18

A Prefeitura de Urupês, em uma ação coordenada pelo Departamento de Saúde e pelo Controle de Endemias, deu início nesta segunda-feira (26) a uma semana de fumacê nas ruas da cidade. O objetivo é reduzir a população de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

As operações estão programadas para ocorrerem todas as noites desta semana, sempre a partir das 20h, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.

O fumacê integra outros movimentos da Prefeitura para combate ao mosquito, como inspeções domiciliares, ações educativas nas escolas, e a coleta de resíduos que acumulam água – esta última programada para ter início na primeira semana de março.

A iniciativa é uma resposta ao aumento de casos notificados dessas doenças na região. Desde janeiro, Urupês conta com 19 notificações da doença, sendo 10 descartadas e 9 positivas.

O fumacê desta segunda-feira (26) foi concentrado na área central da cidade e nos bairros Vilas Boas, Tavares e Jardim São Paulo. Já nesta terça-feira (27) a previsão é que sejam atendidos os bairros Boa Vista I, Boa Vista II, Boa Vista III, Boa Vista IV, Jd. Santo Antonio, Jd. das Acácias, Conj. Hab. Thereza Yalenti Perosa. Os bairros atendidos nos demais dias serão divulgados nos stories das redes sociais da Prefeitura, diariamente, conforme a ação for acontecendo.

Recomendações

O Controle de Endemias orienta que os moradores tomem precauções durante a semana de fumacê. É recomendado que alimentadores e bebedouros de animais de estimação, assim como criadouros de abelhas e aquários, sejam devidamente cobertos para evitar exposição à fumaça. Além disso, utensílios de cozinha e alimentos devem ser protegidos.

Pessoas com histórico de problemas respiratórios são aconselhadas a permanecerem em ambientes fechados, já que, apesar de o inseticida utilizado não ser considerado nocivo à saúde humana ou de animais de estimação em um primeiro momento, o contato direto com a fumaça não é recomendado.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: fumacê dengue