Início Notícias Educação Avaliação de Fluência Leitora visa elevar padrões de letramento em Urupês

Avaliação de Fluência Leitora visa elevar padrões de letramento em Urupês

Integração de tecnologia na educação avalia capacidade de leitura dos alunos da cidade

Aluno tem leitura avaliada com foco no avanço educacional. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 27/11/2023 16h14 - Atualizado em 27/11/2023 16h16

Nas últimas duas semanas, a E.M.E.F. Maria da Glória Robert Lima de Almeida e a E.M.E.F. Maria de Lourdes da Costa Nunes têm aplicado a segunda edição anual da Avaliação de Fluência Leitora para alunos do segundo ano do ensino fundamental. O projeto, voltado para avaliar e melhorar a capacidade leitora dos alunos, tem a finalidade de auxiliar o município a elevar ainda mais os padrões de alfabetização e letramento dos estudantes.

Esta segunda avaliação do ano – conhecida como a avaliação de saída – é importante para medir o desenvolvimento dos alunos em comparação com a avaliação de entrada realizada no início do ano.

Maria Helena Duarte Fracasso, coordenadora da escola Maria da Glória, detalha o processo: “A avaliação começa com leitura de palavras, segue para pseudo-palavras para testar a decodificação e termina com a leitura e interpretação de um texto”. Esta abordagem tridimensional assegura uma compreensão completa da fluência e compreensão leitora dos alunos.

Tecnologia a Favor da Educação

Um aspecto interessante da avaliação é a incorporação de tecnologia no processo educacional. “Utilizamos um aplicativo exclusivo do CAEd para gravar e analisar as leituras dos alunos, o que garante precisão nos resultados”, explica Maria Helena. Os dados coletados são posteriormente analisados para produzir um relatório detalhado sobre os níveis de proficiência leitora dos alunos.

Continuidade e Melhoria na Educação

A consistência nas ações de Educação das escolas municipais, somada à gestão de recursos, se reflete na nota de 86,63 em Educação no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), colocando Urupês como referência na mesorregião de São José do Rio Preto e servindo de exemplo para outras cidades.

Com a continuidade destas avaliações e outras iniciativas educacionais, Urupês espera manter e melhorar ainda mais os padrões de ensino, garantindo que seus alunos não só alcancem, mas também superem as expectativas de alfabetização e letramento. Os resultados finais da avaliação atual serão fundamentais para planejar estratégias futuras e continuar a trajetória de excelência na educação.

Confira mais fotos desta notícia: