Início Notícias Saúde Saúde Municipal Intensifica Ações na Campanha Novembro Azul

Saúde Municipal Intensifica Ações na Campanha Novembro Azul

Ao longo da semana as equipes de saúde agendaram exames de PSA com os pacientes das ESFs a fim de prevenir o câncer de próstata

Equipe de saúde realiza exames de PSA em pacientes do município - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 24/11/2023 10h20

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações na Campanha Novembro Azul ao longo desta semana, agendando exames de PSA com os pacientes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs). O objetivo principal é prevenir o câncer de próstata, com ênfase especial nos homens atendidos nas estratégias.

A iniciativa, busca disseminar informações cruciais sobre a importância dos cuidados com a saúde da próstata. As equipes de saúde têm desempenhado um papel fundamental, conduzindo rodas de conversa nas ESFs, proporcionando um espaço de diálogo aberto e informativo. Durante essas sessões, homens de diferentes faixas etárias recebem orientações sobre práticas preventivas e a relevância dos exames periódicos na detecção precoce do câncer de próstata.

Um dos pontos da campanha é a realização de Testes Rápidos de PSA, um exame eficaz na identificação de possíveis alterações na próstata. Essa abordagem visa agilizar o diagnóstico, permitindo um tratamento mais eficiente e aumentando as chances de recuperação. No município, durante a campanha, centenas de exames foram coletados. Em caso de resultados alterados, os pacientes são encaminhados para um tratamento mais aprofundado.

A ação foi além das unidades de saúde, estendendo-se ao paço municipal. As equipes percorreram diferentes setores da prefeitura ao longo da semana, levando conscientização e prevenção aos profissionais. Essa abordagem teve o objetivo de atingir diversos grupos de pessoas, reforçando a importância dos cuidados preventivos.

A Campanha Novembro Azul é direcionada principalmente a homens a partir dos 45 anos, considerados de maior risco para o câncer de próstata. No entanto, aqueles com histórico familiar da doença são incentivados a iniciar os exames a partir dos 40 anos.