Início Notícias Infraestrutura Equipes da Prefeitura de Urupês se mobilizam após estragos causados por fortes ventos e chuvas

Resposta coordenada e ágil visa restaurar ordem e segurança nas vias da cidade.

Equipes trabalham para remoção de árvores e galhos caídos. Fotos: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 21/11/2023 11h19 - Atualizado em 21/11/2023 11h27

Resumo da notícia:

• Fortes ventos e chuvas em Urupês causaram quedas de árvores e interrupções nos serviços de água e energia, afetando áreas urbanas e rurais.
  • A Prefeitura respondeu prontamente com equipes de obras e saneamento para limpeza e reparos, incluindo a remoção de uma grande árvore que obstruía uma via importante.
  • Medidas de prevenção estão sendo adotadas após o incidente de um caminhão betoneira que tombou por causa de uma cavidade subterrânea, com interligações de água reagendadas para esta quarta-feira.

Equipes da Prefeitura de Urupês trabalham desde domingo (19) para conter os estragos causados pelos fortes ventos e chuvas que resultaram em transtornos por todo o município, como quedas de árvores e galhos e a interrupção no fornecimento de água e de energia elétrica em alguns pontos.

Segundo o responsável pela equipe executiva de obras e serviços públicos na área urbana, Vanderlei Bariani, a praça central e o Parque dos Lagos foram afetados com a quebra de diversos galhos. Além disso, uma grande árvore caiu no trevo de Urupês, que liga à Rodovia Roberto Mario Perosa, obstruindo parcialmente a via. Apesar de ser uma área de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Prefeitura atuou prontamente para desobstruir a pista, enquanto a remoção completa da árvore do local continua acontecendo a cargo do DER.

Na área rural, a força dos ventos derrubou eucaliptos, ipês e outras árvores. Máquinas da Prefeitura realizaram a limpeza das estradas rurais. Na escola de São João de Itaguaçu, houve a queda de árvore, que, felizmente, não resultou em danos maiores.

A rede elétrica também foi afetada. Algumas ruas da cidade ficaram sem iluminação após uma árvore causar curto-circuito em uma caixa de energia pública, gerando interrupções no fornecimento de eletricidade. Equipes da área elétrica atuam para solucionar a questão.

As chuvas também danificaram a bomba do sistema de abastecimento que atende o Centro da cidade, acarretando falta d’água para a região na segunda-feira (20). A equipe de saneamento realizou os reparos e o abastecimento começou a retornar ao estado normal no início da tarde.

Em um evento possivelmente agravado pelas chuvas, equipes de obras e saneamento estão investigando o tombamento de um caminhão betoneira na região dos Lagos. O incidente ocorreu na segunda-feira (20), quando o veículo entregava concreto no local. Uma cavidade subterrânea foi identificada sob o asfalto, levantando suspeitas de uma galeria de água comprometida. Como medida preventiva, a Prefeitura já está tomando ações para reforçar a infraestrutura da área e evitar novos incidentes.

Em decorrência desses eventos, uma interligação nas redes de água do Centro programada para esta terça-feira (21) foi reagendada para quarta-feira (22). A população deve se preparar para a escassez de água das 8h às 15h na região central durante os trabalhos.

A Prefeitura de Urupês agradece a compreensão dos moradores e assegura que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para restaurar a normalidade o mais breve possível.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: temporal chuvas ventos