Início Notícias Educação Primeira Conferência Municipal de Educação debate caminhos para desenvolvimento do setor a nível nacional

Conferência abordou temas como Gestão Democrática, Valorização Profissional e Financiamento Público

Professores e membros de comunidade interessada participaram da ação. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/10/2023 09h25 - Atualizado em 20/10/2023 09h33

O Departamento de Educação de Urupês realizou a Primeira Conferência Municipal de Educação nos últimos dias 18 e 19 de outubro no Centro Cultural Sebastião Gonçalves – “Teco”.

O objetivo do evento é reunir o governo e a população interessada para debater e colaborar na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Durante a Conferência, a Supervisora de Ensino do município, Márcia Regina da Silva Fernandes, apresentou três dos cinco eixos temáticos realizados pelo Fórum Nacional da Educação, e foram debatidos entre todos os presentes, são eles:

• EIXO IV – Gestão democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;
  • EIXO V - Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde;
  • EIXO VI - financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.

O evento foi aberto para toda a população, e contou com a participação de pessoas da comunidade, profissionais da educação e autoridades municipais.

De acordo com a Diretora do Departamento de Educação, Cleudia Ettruri, esta primeira Conferência Municipal representou o passo inicial para o futuro da educação do município e auxiliará na criação do novo Plano Nacional de Educação que será utilizado a partir de 2025.

“As conferências seguem as orientações do Fórum Nacional de Educação, e através disso os municípios têm metas para serem cumpridas que visam oferecer uma educação de qualidade aos alunos. Em Urupês sempre buscamos atingir todas as metas estipuladas”, finalizou Cleudia.

Confira mais fotos desta notícia: