Início Notícias Assistência Social Prefeitura de Urupês emite Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 04/05/2023 10h05 - Atualizado em 18/05/2023 10h28

A Prefeitura de Urupês está emitindo a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), um documento que tem o objetivo facilitar a identificação e garantir o acesso facilitado de pessoas com TEA aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Com a CIPTEA, diversos direitos são garantidos às pessoas com TEA, tais como fila preferencial, vaga de estacionamento específico, meia-entrada em cinemas, eventos esportivos e shows, dentre outros. Vale ressaltar que, mesmo sendo um direito, a emissão da CIPTEA não é obrigatória. Na ausência deste documento, é possível utilizar laudo ou declaração médica para assegurar os recursos de acessibilidade previstos em lei.

A iniciativa visa promover a inclusão e assegurar a atenção integral e o pronto atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para solicitar a emissão da CIPTEA, os interessados devem comparecer ao Departamento de Desenvolvimento Social, no prédio da Prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. É necessário apresentar RG, CPF e Comprovante de Residência do portador e de seu responsável legal ou cuidador, conforme o caso, fotografia 3cm x 4cm e laudo médico que comprove a condição.

Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone (17) 3552-1144.

A Prefeitura de Urupês reforça seu compromisso com a promoção da acessibilidade e inclusão, garantindo que pessoas com TEA possam desfrutar de seus direitos e receber o apoio necessário em sua vida cotidiana.

Nesta notícia: ciptea tea autismo