Início Notícias Saúde Saúde e Qualidade de vida: Saúde de Urupês oferece atendimento gratuito de Terapia Ocupacional (TO)

Saúde e Qualidade de vida: Saúde de Urupês oferece atendimento gratuito de Terapia Ocupacional (TO)

Cerca de 3 minutos de leitura

47 acessos

Terapeuta ocupacional do município Miriam Cavalcante em Atendimento em Urupês - Imagem Divulgação

Terapeuta ocupacional do município Miriam Cavalcante em Atendimento em Urupês - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 17/04/2023 15h02

A terapia ocupacional é uma área da saúde que tem como objetivo auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades cotidianas, promovendo sua independência e qualidade de vida. A Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde, oferece esse atendimento com a terapeuta ocupacional Miriam Cavalcante.

A terapia ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia. Essas atividades cotidianas incluem tarefas de autocuidado como higiene, alimentação, vestuário, produtividade como trabalhar ou estudar, momentos de lazer e atividades sociais em geral.

Em Urupês, os serviços são oferecidos para pacientes que se enquadram em diversas áreas da terapia ocupacional, como ortopedia, neurologia, reumatologia e geriatria.

Na ortopedia, ela trata fraturas do membro superior, bursite, artrite, entre outros. Na neurologia adulta, atende pacientes com AVC, esclerose múltipla, e outras patologias que impedem o paciente de exercer suas atividades cotidianas.

Na neurologia infantil, trabalha com crianças que possuem espectro autista, paralisia cerebral, TDAH, síndrome de Down, entre outros, inclusive distúrbio de aprendizagem.

Na reumatologia, trata fibromialgia e artrite reumatoide. Na geriatria, atende pacientes com Alzheimer, Parkinson e outros tipos de demência.

E todos esses atendimentos são realizados gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Miriam, ela também é responsável por confeccionar órteses para membros superiores e modificar o ambiente domiciliar para facilitar o dia a dia do paciente que ficou dependente devido a alguma patologia, prevenindo quedas e acidentes.

“É importante ressaltar que a terapia ocupacional trabalha em conjunto com outras áreas da saúde, como psicologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia, para promover um atendimento completo e multidisciplinar”, explica Miriam.

Para receber atendimento, é necessário que o paciente seja encaminhado por um clínico geral do SUS de Urupês, que após avaliação realiza o pedido.

O atendimento de terapia Ocupacional acontece na Unidade de Fisioterapia Emílio Boni, às segundas e quintas-feiras, das 07h às 12h e às terças e quartas-feiras das 07h às 17h.

A profissional realiza atendimentos em Urupês desde 2019 e tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto