Início Notícias Meio Ambiente Limpeza da Lagoa de Tratamento de Esgoto já removeu lodo suficiente para encher 250 caminhões basculantes

Processo está sendo feito há pouco menos de 45 dias e é essencial para garantir eficácia no tratamento e evitar problemas de saúde pública

Equipe realiza o processo de dragagem, que está em fase final. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/01/2023 14h28 - Atualizado em 20/01/2023 14h30

Em menos de 45 dias, as obras para limpeza da lagoa de tratamento de esgoto de Urupês já estão quase concluídas. Até agora, a quantidade de lodo retirada do local é de aproximadamente 2.800 m³. Para se ter uma dimensão, o material é suficiente para encher cerca de 250 caminhões basculantes de grande porte.

A limpeza é feita pelo método de dragagem, de forma que o lodo encontrado no fundo da lagoa é aspirado por meio de bombas e depositado em três enormes ecobags – espécies de grandes sacos que permitem a passagem de água, mas que retêm os resíduos sólidos. Esses resíduos serão, posteriormente, descartados de maneira adequada.

Desde 2008, quando foi inaugurada, esta lagoa nunca havia passado por este processo. A limpeza é crucial para garantir que o sistema funcione corretamente e para evitar problemas de saúde pública. Essas lagoas são usadas para tratar e purificar o esgoto de Urupês antes de ele ser liberado na natureza, e a acumulação de sujeira e detritos pode impedir que os micro-organismos naturais presentes na lagoa realizem sua função de purificação. Além disso, a sujeira acumulada pode emitir mau cheiro e atrair animais indesejados, como ratos e moscas.

Cerca de 87% do valor da obra é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), o restante é de recursos próprios do município.

Confira mais fotos desta notícia: