Início Notícias Assistência Social CRAS promove debate com beneficiários do BPC sobre realidade e acessibilidade às pessoas com deficiência em Urupês

CRAS promove debate com beneficiários do BPC sobre realidade e acessibilidade às pessoas com deficiência em Urupês

Cerca de 2 minutos de leitura

149 acessos

Beneficiários do BPC que participaram da reunião de encerramento. Foto: divulgação.

Beneficiários do BPC que participaram da reunião de encerramento. Foto: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 21/12/2021 10h19 - Atualizado em 21/12/2021 10h20

Na segunda-feira (20), o CRAS de Urupês realizou a reunião de encerramento das atividades com beneficiários do BPC no ano de 2021. O tema foi relacionado ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, sua história e mensagem para a sociedade.

O encontro fomentou a participação dos beneficiários sobre reflexões de pontos da cidade que precisam de melhorias para facilitar o acesso a todos.

“Sobre os direitos, foi abordada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, onde é prevista a inclusão de pessoas com deficiência na vida social em suas diversas esferas, por meio da garantia de acesso às políticas públicas, como educação, saúde, infraestrutura urbana, cultura, trabalho e afins”, explicou a psicóloga do CRAS, Elen Freitas.

O diálogo sobre a pessoa com deficiência foi se desenvolvendo com o tempo, mas, na antiguidade, crianças com impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais chegavam a ser sacrificadas.

Apenas na década de 1970, através dos movimentos sociais, a deficiência passou a ser vista como uma questão social, ou seja, não é a pessoa com deficiência que deve se adequar à sociedade, mas a sociedade se adaptar às deficiências.

De acordo com a Lei brasileira de inclusão, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem "impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas" (Lei n°13.146/2015).

Nesta notícia: cras bpc pessoa com deficiência

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto