Início Notícias Meio Ambiente Urupês conquista limpeza da Estação de Tratamento de Esgoto e garante mais eficiência no serviço prestado

Prefeito Bica e Diretor de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Lauriston Isique, participando de reunião sobre hierarquização de recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 15/06/2021 16h19 - Atualizado em 15/06/2021 16h25

A Prefeitura de Urupês continua trabalhando para garantir a excelência na prestação dos serviços oferecidos à população. A mais recente conquista chegou na tarde desta segunda-feira (15), com a aprovação das obras para limpeza da lagoa anaeróbia de tratamento de esgoto do município.
Os recursos para a realização desta limpeza, estão sendo solicitados pela Prefeitura, junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), por intermédio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos. Segundo Lauriston Isique, responsável pela pasta, uma vez aprovado nas Câmaras Técnicas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha, o projeto segue para análise do agente técnico que encaminhará para elaboração do contrato e posterior realização da licitação.
A importância das obras
Inaugurada em 2008, a Estação de Tratamento de Esgoto de Urupês nunca passou por uma limpeza. Com o tempo, e como resultado do processo de tratamento de esgoto, houve o acúmulo de sedimentos nas lagoas, compostos, principalmente, por areia e lodo.
Este acúmulo de resíduos afeta a eficiência do tratamento do esgoto, podendo causar poluição ambiental. Após os serviços de dragagem e limpeza, o sistema voltará a trabalhar com sua capacidade inicial.
Nesta etapa, será dragada e limpa a lagoa anaeróbia, onde, após um trabalho de batimetria, diagnosticou-se a necessidade de remoção de 3.336,25m³ de lodo e areia. E foi orçado em R$ 768.520,95 (sendo R$ 673.839,04 disponibilizados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO e R$ 94.681,91 de contrapartida do município).
“Com a limpeza de nossas lagoas de tratamento, pretendemos não apenas contribuir para a eficiência do tratamento em Urupês, mas com o meio ambiente, uma vez que a água descartada vai estar livre de grande parte dos rejeitos e impurezas”, salientou o prefeito Bica.