Início Notícias Coronavírus Saúde dá alta a paciente estabilizado em leito na Ala de Síndrome Respiratória de Urupês

Rafael junto a parte da equipe da Ala de Síndrome Respiratória no dia da alta. Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 17/03/2021 15h07

Hoje foi um dia marcante para a Saúde Pública de Urupês. O Sistema de Saúde deu alta a um paciente que foi completamente tratado de COVID-19 na Ala de Síndrome Respiratória do município. Ele devia ter sido encaminhado para algum hospital de referência, mas, como não havia vagas disponíveis, continuou sendo tratado na Unidade de Síndrome Respiratória.
Rafael procurou atendimento no dia 9 de março, apresentando um desconforto respiratório – dispneia, uso da musculatura acessória e saturação em 82%. Após a realização do SWAB rápido antígeno, foi atestado resultado positivo para SARS-COV-2.
Devido ao quadro, foi solicitada transferência do paciente via CROSS (sistema do Governo do Estado para regulação de pacientes, que encontra vagas em hospitais de referência próximos), contudo, não havia vagas disponíveis.
A Secretaria Municipal de Saúde decidiu, então, que era necessário manter o paciente estabilizado nos leitos da Ala de Síndrome Respiratória. No primeiro momento, o paciente ficou em uso de máscara de alta concentração 15 litros/min, iniciado protocolo com antibiótico, corticoide, anticoagulante, fisioterapia respiratória e cuidados 24 horas.
Hoje, a equipe, fortalecida pelos dias difíceis que passaram, teve a satisfação de ver o paciente receber alta com saturação de 98% em ar ambiente.
A Ala de Síndrome Respiratória de Urupês foi inaugurada no dia 26 de maio de 2020, para atender pacientes acometidos por síndromes gripais. Já naquela época, previa-se a necessidade de possíveis estabilizações em leitos aqui no município, por isso, a Ala foi equipada com respirador mecânico e aparelhos de suporte respiratório (BiPAP), além de atendimento médico e de outros profissionais de saúde.
Atualmente, sete pacientes estão estabilizados na Ala, já em tratamento e aguardando encaminhamento para hospitais de referência.
“Quando pensamos em montar a Ala, tínhamos o objetivo de entregar para nossa população segurança e saúde de qualidade, oferecendo atendimento digno no nosso município para todos que precisassem. Agora, mais do que nunca, vemos a importância de termos nos precavido e montado este local para acolhimento da nossa população. Agradeço, mais uma vez, aos nossos profissionais da saúde que se dedicam todos os dias para salvarem as vidas do nosso povo”, disse o prefeito Bica.