Início Notícias Educação Alunos urupeenses são destaques na Olimpíada Nacional de Ciências

Alunos urupeenses são destaques na Olimpíada Nacional de Ciências

Quatro alunos da escola Prof. Athayr da Silva Rosa conquistam medalhas de ouro e prata na Olimpíadaq

Alunos vencedores da Olimpíada Nacional de Ciências 2020. Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 16/03/2021 16h24

Mesmo em meio a toda a pressão que a pandemia está causando, e a ausência de aulas presenciais, alunos do ensino fundamental de Urupês tiveram a iniciativa de participarem da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2020), e dos 11 alunos inscritos, quatro foram premiados. Os vencedores foram: Lorena Lana Facini (9° ano A) - medalha de ouro; Dimas Henrique de Carvalho Iori (8° ano D) - medalha de ouro; Júlia Catóia (8° ano D) - medalha de ouro; e Gabriela Ruis Cardoso (8° ano B) - medalha de prata.
A ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) é realizada anualmente, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa com quatro Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A Olimpíada tem o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas, além de proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.
O concurso é voltado para estudantes do Ensino Médio e do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental. Em 2020 foi a primeira vez que permitiram que alunos do 8° ano participassem da ONC, e três dos alunos vencedores do município são do 8° ano.
A professora Priscila Barata, representante da ONC na escola Prof. Athayr da Silva Rosa, conta sua experiência em poder participar do processo e preparar os alunos para os dias de prova: “Participar da ONC na quarentena foi desafiador, principalmente, porque estávamos trabalhando de maneira remota e não tínhamos o contato presencial para convidar os alunos. A 1° fase foi totalmente online, realizada no site da ONC ou no aplicativo, com duas horas de duração, 20 questões objetivas, que abrangem conteúdos de Astronomia, Biologia, Física, Química e História, todas trabalhadas de maneira interdisciplinares, sempre direcionada para Ciências da Natureza”, explica Priscila.
“O que mais me deixou com medo foi o caos que poderia ser o formato online para os alunos, mas após uma conversa com a Diretora Adriana Carnielo, concordamos em divulgar para os estudantes. Tivemos 11 alunos interessados, e para ser sincera, fiquei feliz, porque não esperava o interesse em um momento caótico como este que estamos vivendo”.
“A 1° fase foi realizada nos dias 06 e 07 de agosto, o aluno pôde escolher o melhor dia para realizar a prova. Antes da 1° fase, eu como, professora representante, enviei todas as informações necessárias, a programação de estudos (inclusive por estarmos na pandemia os conteúdos que caíram na prova seria referente ao ano anterior do aluno, por exemplo, um aluno do 8° ano, a prova seria baseada no 7° ano. Para criar a programação de estudos tive ajuda da professora Cássia Manso Maschieto, com relação ao material de História. Ela quem analisou os conteúdos cobrados e conferia se os alunos já tinham estudado ou não sobre o conteúdo de História que cairia nas provas”.
“Nossa comunicação foi totalmente via aplicativo e enviei também algumas provas comentadas dos anos anteriores da 1° fase e me coloquei a disposição no dia da realização da prova, para auxiliar com problemas técnicos que poderiam surgir, pois eu tinha acesso direto com equipe da ONC”, conclui a professora Priscila.
Nove alunos do município foram aprovados para a segunda fase, porém três dos estudantes não realizaram a prova da segunda fase, por opção. A prova seria presencial, porém foi adiada e remarcada para o dia 22 de janeiro de 2021. Foi realizada totalmente online, sendo 10 questões dissertativas.
Todos os estudantes que prestaram a prova da segunda fase e foram aprovados, podem ser premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, além de receberem um certificado.