Início Notícias Administração Confira as receitas, despesas e ações da Prefeitura durante o período da pandemia

Arte Divulgação Prefeitura Municipal de Urupês - Henrique Alonso

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 10/06/2020 11h16

Neste período de pandemia da COVID-19, a Prefeitura tem investido em diversas áreas para prevenção e combate da doença na cidade.
Na área da saúde, além adequação da ALA de Síndrome Respiratória para atender casos de COVID-19 no Hospital São Lourenço, a Secretaria de Saúde é responsável por atuar na desinfecção das Unidades Básicas de Saúde com hipoclorito de sódio, instalação da base do SAMU, sinalização das unidades de saúde conforme Manual de Manejo Clínico do Covid19 MS, capacitação da equipe técnica através de web conferências e criação do comitê gestor do COVID-19.
Além de compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para equipe técnica e de aparelhos celulares para teleatendimento: médicos, enfermeiros, agendamento de consultas, farmácia e equipe multiprofissional. Para enfrentar o momento de pandemia, também foi necessária a compra de exames PCRs para pacientes não contemplados na portaria do Instituto Adolfo Lutz (IAL) e a adequação no atendimento, estendendo o horário de atendimento na UBS Central, para as 21h a fim de evitar aglomerações, incluindo a farmácia central. E por fim, a realização de testagem rápida de COVID-19, segundo protocolo do Ministério e o monitoramento de pacientes suspeitos ou positivados.
A Secretaria de Educação também teve que mover estratégias para se adequar ao momento, implementou a educação a distância, por meio de ensino remoto, através de canais de comunicação como WhatsApp, YouTube, Facebook, TV e material impresso, disponibilizado aos alunos.
E realizou a Distribuição de kits de alimentação escolar aos alunos da rede municipal de ensino, no período de suspensão das aulas, conforme Lei 13.987 de 07/04/2020.
E a Secretaria de Desenvolvimento Social em conjunto a Assistência Social, por sua vez, realizou a distribuição de kits de higiene, compostos por álcool em gel, sabonetes e produtos de higiene pessoal, para famílias inscritas nos projetos Galera de Atitude, Criança Feliz, Renda Cidadã, Bolsa Família e Ação Jovem, além da distribuição de cestas básicas para famílias em situação de maior vulnerabilidade social, referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Urupês.
Confira tudo que tem sido feito, quais recursos tem chegado para o município e onde eles estão sendo investidos.
Acesse: urupes.sp.gov.br/transparencia/covid