Início Notícias ExpoCultura Obras de collage do artista plástico Silvio Alvarez fazem sucesso na 13ª ExpoCultura

Mini-oficinas artísticas com as crianças ensinaram as técnicas do collage. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 15/07/2018 09h18 - Atualizado em 03/09/2018 09h21

O nome “ExpoCultura” deixa claro que a maior festa popular de Urupês tem um forte apelo às artes e à emoção. Prova disso é o grande número de apresentações de danças e shows e, principalmente, na 13ª edição do evento, entre dias 6 a 8 de julho deste ano, da exposição de quadros e oficinas com o artista plástico Silvio Alvarez, que impressionaram e divertiram as pessoas presentes na festa.
Segundo a assessoria de cultura do município, o número de pessoas que compareceram à tenda de Exposições Culturais foi recorde neste ano. Nela, os visitantes encontravam uma amostra dos diversos quadros do artista plástico Silvio Alvarez, feitos por meio da técnica de collage: recortes e colagens de revistas, em um processo manual, para compor um mundo novo, mágico e surreal. Para completar a magia, o artista fazia questão de recepcionar os visitantes da tenda, presenteando-os com um recorte personalizado, que fazia na hora. Também aconteceram mini-oficinas para as crianças que frequentaram o local, em que o Silvio ensinava as técnicas do collage.
Ao todo, 18 obras estavam expostas. As que mais se destacavam eram “Passarinhos”, “Parque dos Pinguins”, “Nossa Aparecida”, “Pérolas aos Porcos” e tantas outras compunham o espaço. Eram quadros que variavam de 20cm x 20cm até de 1m x 1m, impressionando os visitantes.
Paulistano e autodidata, hoje, Silvio reside na estância turística de Joanópolis e se dedica à técnica da colagem. Por volta dos 25 anos de idade, ao superar um momento difícil de sua vida, descobre na arte da colagem um novo caminho: começa a recortar e a colar compulsivamente e a criar um mundo novo, mágico e surreal. De forma intuitiva, Silvio Alvarez utiliza a colagem para processar suas emoções. Hoje, o artista é professor da pós-graduação em Arteterapia da UNIP – Vergueiro. Suas obras, em geral, tratam, com bom humor, da relação do homem com o meio ambiente, com o cotidiano das grandes cidades e, sobretudo, da relação do homem com ele próprio. De 2006 até o momento, o artista já realizou oficinas de colagem para mais de 25 mil pessoas, em sua maioria crianças. Suas obras vêm ganhando cada vez mais visibilidade no país. Prova disso é que, no dia 3 de agosto de 2018, Silvio vai realizar oficinas de colagem na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Confira mais fotos desta notícia: