Início Notícias Educação Projeto educacional de Urupês fica entre os 18 melhores de SP e representa 116 municípios em seminário estadual

Projeto educacional de Urupês fica entre os 18 melhores de SP e representa 116 municípios em seminário estadual

Cerca de 3 minutos de leitura

Matheus de Oliveira Campos, diretor do Departamento de Educação de Urupês; Rubia Cristina Costa Lopes, articuladora municipal; e Marta Poloto, articuladora regional da UNDIME. Foto: divulgação / DME-Urupês.

Matheus de Oliveira Campos, diretor do Departamento de Educação de Urupês; Rubia Cristina Costa Lopes, articuladora municipal; e Marta Poloto, articuladora regional da UNDIME. Foto: divulgação / DME-Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 28/11/2025 09h47 - Atualizado em 28/11/2025 09h50

O Índice de Qualidade Educacional de Urupês (IQE-Urupês) foi selecionado entre os 18 melhores projetos de Gestão Educacional do Estado de São Paulo.

A ferramenta representou 116 municípios das diretorias regionais de ensino de Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio, São José do Rio Preto e Votuporanga no 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP.

Estrutura e objetivos do IQE-Urupês

O IQE-Urupês avalia o desempenho das unidades escolares municipais através de uma escala de 0 a 10. O objetivo é gerar indicadores sobre a qualidade da educação básica. Os resultados obtidos subsidiam o planejamento e o aprimoramento das políticas públicas educacionais.

O cálculo do índice baseia-se em quatro dimensões articuladas, coordenadas pelo Departamento Municipal de Educação:

  1. Desempenho Acadêmico dos Estudantes, com peso de 65%;
  2. Fluxo Escolar, com peso de 10%;
  3. Qualidade da Gestão Escolar, com peso de 10%; e
  4. Participação e Satisfação da Comunidade Escolar, com peso de 65%.

Na Educação Infantil, que engloba creche e pré-escola, o método de cálculo é diferenciado. Utilizam-se apenas os indicadores de Qualidade da Gestão Escolar (40%) e Participação e Satisfação da Comunidade Escolar (60%).

Aplicações práticas e impactos

Os dados coletados pelo IQE-Urupês orientarão a reestruturação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas; servirão de base para atualizar práticas pedagógicas e para planejar a formação continuada das equipes.

Além disso, o índice também busca elevar o desempenho de Urupês no I-Educ, componente do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Reconhecimento

O diretor do Departamento de Educação e desenvolvedor do sistema, Matheus de Oliveira Campos, comentou o reconhecimento estadual. “Esse resultado é fruto de um esforço conjunto, envolvendo planejamento, dedicação e comprometimento de todas as equipes escolares”.

A articuladora regional da DRE José Bonifácio, da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME), Marta Poloto Rodrigues, comemorou os resultados. “As iniciativas implementadas, bem como a atenção dada às necessidades de estudantes, educadores e escolas, demonstram sensibilidade, visão estratégica e profundo compromisso com a educação pública".

"É inspirador ver uma gestão que trabalha com seriedade e propósito, sempre em busca de resultados que realmente transformem vidas”, completou Marta Poloto.

A administração agradece o empenho do Diretor do Departamento de Educação e desenvolvedor do IQE-Urupês, Matheus de Oliveira Campos, da articuladora regional, Marta Poloto, da articuladora municipal, Rubia Cristina Costa Lopes, e por toda a colaboração e acompanhamento das unidades escolares.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto