Prefeitura inova e inaugura novo modelo de Festa das Nações
Mudanças na estrutura física, inclusão de entidades, programação ampliada e apoio financeiro privado garantiram novo modelo ao evento.
Cerca de 5 minutos de leitura
50 acessos

Show infantil com Mundinho Kids. Foto: Elisângela Martins / Prefeitura Municipal de Urupês.
Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação
Publicado em 23/09/2025 21h20 - Atualizado em 23/09/2025 21h25
Se há algo que marcará a 16ª edição da Festa das Nações de Urupês, realizada nos últimos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Recinto de Exposições, provavelmente será ter inaugurado um novo modelo desse tão tradicional evento municipal.
As novidades foram inúmeras, desde a própria data, transferida do tradicional julho para setembro – mês de aniversário de Urupês, até a disposição física do espaço e o cofinanciamento por empresas municipais. O objetivo da administração municipal foi proporcionar um evento divertido e solidário, sem gerar grandes compromissos às finanças públicas.
Uma das principais mudanças, neste ano, foi no espaço utilizado na festa, que unificou as áreas da praça de alimentação e do palco sob uma estrutura única com 3.000m² de tendas para permitir que os frequentadores pudessem comer, beber e, ainda assim, estarem próximos do centro de entretenimento da festa: o palco de shows.
Outra novidade foi o cronograma repaginado de apresentações e o cumprimento dos horários previamente estipulados. O problema relatado por alguns pais, nos últimos anos, sobre o atraso no cronograma para as crianças subirem ao palco foi completamente resolvido neste ano. Os horários foram cumpridos, senão à risca, ao menos com um desvio muito pequeno no horário original.
As crianças que se apresentaram no palco tiveram acesso a alimentação, bebidas e um espaço de preparação no backstage. Assim, mesmo aquelas escaladas para o fim da noite puderam se alimentar e se hidratar antes das apresentações.
A programação de 2025 trouxe mais shows. Na sexta-feira, subiram ao palco Enúbio Queiroz, Nilson Toledo, Albino Moreno e Peterson Lima. O sábado contou com Bié da V.S. e convidados, seguido por Tomas e Vinicius. Já no domingo, se apresentaram a Banda Gomes e Verdi, Valter Jr. e Vinicius, Mundinho Kids, Allan e Renan, Ruan e Tropa Zero 17.
Pela primeira vez, a festa contou com apoio financeiro direto de empresas locais. O patrocínio arrecadou R$ 44.500,00, contribuindo para o equilíbrio das contas do evento e oferecendo visibilidade às marcas participantes.
Foram patrocinadores da Festa: Na Cota Platina: “Agro 2 irmãos Rede Tem materiais para construção”, “Cooperlimão”, “Oquei Telecom”, “SEC Energia Solar” e “Shalomshop – Grupo Sanches”. Na cota ouro: “Deputado Itamar Borges”, “Prado Pneus e Rodas”, “Realize Construtora”, “UrupeMix – Tecnologia em Concreto e Argamassa” e “Empcont – Escritório do Empreendedor”. Na cota prata: “Dr. George Marques”, “Hidro Horta Zangalli”, “Mundo Novo Jeans”, “Rodrigo Monção / Construtor de Almas” e “Supermercado Rede Sol Urupês”. Por fim, na cota bronze: “Fernandão Casa de Carnes”, “Frutaria Drinks”, “San Marino Autoposto” e “UrupêsNet”.
A praça de alimentação contou com duas novas entidades: Assembleia de Deus e S.O.S. 4 Patas. Outra novidade foi a inclusão da Argentina entre as nações representadas, oferecendo pratos como choripán, la parrilla com cerdo e panqueca caramelizada.
Ao todo, estas foram as entidades e nacionalidades que fizeram parte da praça de alimentação: Alemanha (Rotary Club), Argentina (Assembleia de Deus), Brasil (Associação de Assistência à Criança), Espanha (Lar São Vicente de Paulo), Estados Unidos (Associação de Rodeio), Havaí (Departamento de Esportes), Itália (Sociedade São Vicente de Paulo), Líbano (Loja Maçônica Rio Branco V), Oriental (Departamento de Educação), Portugal (S.O.S. 4 Patas) e Suíça (Associação Espírita “Matheus”).
Ao contrário das últimas edições, o evento deste ano contou com duas barracas exclusivamente para venda de bebidas, que recebeu patrocínio da Itaipava, e comercializou cervejas tradicional, premium e zero, além de refrigerantes e água da marca.
A Irmandade de Misericórdia de Urupês, mantenedora do Hospital São Lourenço, organizou a área infantil com brinquedos infláveis, camas elásticas e touro mecânico. Parte da arrecadação deste espaço foi destinada ao hospital.
A entrada permaneceu gratuita. Na sexta e no sábado, a abertura foi às 18h. No domingo, as atividades começaram às 10h, com destaque para o almoço e programação ao longo da tarde.
A festa contou com apoio da Polícia Militar, bombeiros, seguranças particulares e equipes de saúde durante os três dias. Segundo a Polícia Militar, não houve registro de incidentes.
“Encerramos a 16ª Festa das Nações com programação cumprida, segurança garantida e apoio privado que ajudou a reduzir custos. Agradeço a entidades, voluntários e equipes”, declarou o prefeito Dr. Beto Cacciari.
Veja fotos dos três dias de festa, clicando aqui .
Não perca nenhuma notícia 🔥
Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.