Início Notícias Agricultura Agricultura de Urupês ganha nova ferramenta para alavancar a economia

Agricultura de Urupês ganha nova ferramenta para alavancar a economia

Secretário Estadual, Arnaldo Jardim, Prefeito Bica, Deputado Itamar Borges e Presidente da Cooperlimão, Fumaça, inauguram nova Câmara Fria.

Publicado em 13/10/2017 00h00

Na última quarta-feira (11) a Associação de Produtores Rurais de Urupês – APRU ganhou mais uma ferramenta para alavancar o ramo do agronegócio urupeense: uma câmara fria, que passará a ser utilizada para armazenamento do limão produzido e beneficiado no município.
O equipamento foi inaugurado em evento festivo, que reuniu diversas autoridades e membros do agronegócio da região na sede da APRU, no Distrito Industrial de Urupês.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o Deputado Estadual Itamar Borges, o Prefeito de Urupês, Bica e o Presidente da Cooperativa do Limão de Urupês, Orlando Miranda dos Santos (Fumaça). Além deles, membros de organizações e entidades ligadas ao desenvolvimento agrário, como a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo – CODASP. Também estiveram presentes membros do Banco do Brasil, agricultores e empresários do agronegócio de Urupês e diversas cidades da região, funcionários e colaboradores da APRU e COOPERLIMÃO.
A conquista da câmara fria foi fruto de mais uma etapa do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, promovido pelo Governo de São Paulo e que tem por objetivo ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas ao redor do Estado. O Microbacias II já vem beneficiando o município há algum tempo. A Prefeitura de Urupês conquistou no começo de 2017 a recuperação de cerca dez quilômetros de estradas rurais nos bairros do Bacurizinho e Córrego do Veado. Parte das obras já se encontram finalizadas.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Agrário de Urupês, este é um importante passo para possibilitar a exportação do limão urupeense para outros países, o que não deve tardar a acontecer.
O prefeito de Urupês ressaltou a importância do trabalho conjunto para conseguir melhorias para o município. “É uma vitória da APRU e COOPERLIMÃO, mostrando que o trabalho unido dos nossos agricultores só tem a trazer benefícios para Urupês”., disse. Bica também salientou os trabalhos. “Nós temos trabalhado bastante para melhorar nossa cidade e a condição de nossos moradores incentivando ações que gerem mais renda para a economia do município e temos recebido grande apoio do deputado Itamar Borges e do Secretário Arnaldo Jardim”.
As câmaras frias, ou câmara frigoríficas, são projetadas para otimizar o armazenamento refrigerado conforme propriedades específicas de cada produto. As frutas, quando expostas a maiores temperaturas, respiram mais rápido, perdendo suas propriedades nutritivas mais rapidamente. Com a temperatura e umidade relativa controladas, o efeito é inverso.
Veja mais fotos da inauguração aqui.
Presidente da Cooperlimão, Orlando Miranda (Fumaça) apresenta a nova Câmara Fria aos presentes. Esta é uma nova possibilidade para a cooperativa no caminho da exportação dos limões produzidos no município.