Início Notícias Educação Mulheres da Educação Recebem Homenagem da Escola em São João de Itaguaçu

Mulheres da Educação Recebem Homenagem da Escola em São João de Itaguaçu

Cerca de 3 minutos de leitura

61 acessos

Mesa de Autoridades com as convidadas homenageadas - Foto: Carina Costa

Mesa de Autoridades com as convidadas homenageadas - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 08/03/2024 15h48 - Atualizado em 08/03/2024 15h52

A noite da última quinta-feira (07) foi emocionante para a população do Distrito de São João de Itaguaçu, que participou do “I Colóquio Agora é que são elas” da Escola Municipal Maria de Lourdes da Costa Nunes, com o objetivo de reviver histórias e reflexões sobre a mulher na escola.

O Diretor John David Peliceri da Silva convidou seis mulheres que passaram pela trajetória da escola ao longo dos anos e que foram muito importantes para o ensino do distrito. O evento recebeu as convidadas Maura Cheruti Gonçalves (Professora Emérita), Conceição Shirley Jangelme Jurca (Ex-Diretora), Elaine dos Santos Padilha (Diretora homenageada), Eliandra Ariteia de Nobrega Mazali (Vereadora homenageada), Rosana Aparecida Sandrim (Prof. convidada) e Cristina Camargo (Diretora Municipal de Saúde). Todas receberam um troféu em homenagem à Maria de Lourdes da Costa Nunes.

A programação contou com algumas perguntas sobre os temas “Diretora de seu tempo”, “Reflexão sobre o mérito nos saberes e práticas”, “Diálogos femininos entre a docência e a gestão escolar”, “Mulher, história e construção de identidade”, “Subjetividade feminina e desafios na política”, que foram respondidas pelas convidadas que relembraram seu tempo na educação municipal e compartilharam boas lembranças da época em que atuaram como professoras, diretoras, alunas, vereadora entre outras.

Em um momento marcante, o Diretor John perguntou à Sra. Maura como foi ser aluna de Maria de Lourdes da Costa Nunes, da qual leva o nome da atual escola do distrito, e a professora emérita respondeu com os olhos brilhando que foi maravilhoso, que Maria de Lourdes era uma professora muito boa e que todos ficaram muito tristes quando ela ficou doente e teve que se afastar da escola.

Após o bate-papo entre as convidadas e a mesa de autoridades, os alunos realizaram apresentações em homenagem às mulheres presentes pelo “Dia Internacional das Mulheres”.

Estiveram presentes no I Colóquio o Prefeito Bica, Vereadores, professores da escola, alunos, funcionários, pais de alunos e outros convidados, além de ter sido aberto ao público em geral.

O Diretor Dr. John David agradeceu a presença de todos e finalizou o evento com a seguinte frase: "A Educação sobreviverá quando redescobrirmos a essência feminina na metodologia escolar. Se olharmos os periódicos pedagógicos, haverá muitas identidades femininas."

Confira mais fotos desta notícia:

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto