Início Notícias Transporte Transporte universitário continuará gratuito para alunos de Urupês em 2024

Transporte universitário continuará gratuito para alunos de Urupês em 2024

Confira como e onde emitir a carteirinha para utilização do serviço de transporte a instituições de ensino de Rio Preto e Catanduva

Imagem Divulgação

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 26/01/2024 11h21 - Atualizado em 26/01/2024 11h25

A Prefeitura de Urupês anuncia que a partir do dia 1º de fevereiro, estudantes de faculdades e universidades de São José do Rio Preto e Catanduva poderão emitir suas carteirinhas para utilização do transporte gratuito no ano de 2024. O atendimento ocorrerá no Departamento de Educação, localizado no prédio da Prefeitura, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Para a emissão da carteirinha, os alunos deverão apresentar:

• Cópia de RG;
  • Cópia de CPF;
  • Cópia de comprovante de residência;
  • Cópia de comprovante de matrícula — pondendo ser uma declaração de matrícula ou cópia de contrato emitidos pela instituição de ensino;
  • Foto 3x4 atualizada.

A operação dos ônibus está prevista para iniciar no dia 5 de fevereiro, a depender da demanda de usuários. Os veículos manterão os mesmos pontos de embarque e desembarque do ano anterior, com a “pracinha da Vencedora” – próximo ao Recinto – sendo o ponto de partida inicial. As partidas estão programadas para as 5h30 e 17h30, destinadas aos alunos que frequentam as instituições de ensino em São José do Rio Preto e Catanduva.

Este serviço, custeado integralmente pela Prefeitura de Urupês, busca apoiar os estudantes do município, garantindo acesso à educação superior sem o ônus do transporte.

O transporte universitário em Urupês

Em 2017, a Prefeitura de Urupês introduziu mudanças no serviço de transporte universitário. Até então o transporte era executado com veículos próprios em mau estado de conservação e que frequentemente apresentavam problemas de funcionamento.

A saída encontrada foi a terceirização do serviço, o que trouxe ônibus mais modernos, de maior qualidade, proporcionando aos estudantes mais conforto e segurança durante o trajeto.

Com isso, foi necessário estabelecer uma mensalidade de R$ 120,00 para os usuários do serviço, como uma parcela do custo operacional, o que representava cerca de 40% do valor do contrato, cuja maior parte ainda era custeada pelo município.

Em 2023, a Prefeitura de Urupês ampliou seu apoio aos universitários, assumindo a totalidade do investimento e eliminando a taxa de contribuição dos estudantes. Este comprometimento com a educação gratuita e acessível permanece firme, com a continuidade da gratuidade do serviço para o ano corrente. A gestão atual mantém seu foco em políticas que facilitam o acesso à educação superior, reforçando seu papel de promotora do desenvolvimento social e educacional na comunidade.

Nesta notícia: transporte universitário