Início Notícias Gestão e Planejamento Prefeitura de Urupês amplia em 272% investimento a entidades sociais

Prefeitura de Urupês amplia em 272% investimento a entidades sociais

Repasses foram de R$ 1,9 milhão para mais de R$ 5 milhões em sete anos e beneficiam social, saúde e educação

Atendimento no Hospital São Lourenço - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 11/01/2024 16h39

Nos últimos sete anos, a Prefeitura de Urupês ampliou em aproximadamente 272% os repasses financeiros para entidades que oferecem serviços sociais e de saúde aos urupeenses.

No ano de 2016, os repasses totalizavam R$ 1,903 milhão anuais. Ao final de 2023, esse montante já era de R$ 5,060 milhões. Este valor inclui os serviços prestados por instituições como o Lar São Vicente de Paulo, a Associação de Assistência à Criança de Urupês e a Irmandade de Misericórdia de Urupês, responsável pelo Hospital São Lourenço.

Além disso, quando se inclui os repasses para a APAE de Catanduva, que oferece educação especializada para crianças com deficiência e atende residentes de Urupês, o valor total chega a R$ 5,184 milhões somente em 2023.

Esses aumentos nos repasses financeiros superaram em quase sete vezes a inflação acumulada no mesmo período, indicando um crescimento real no investimento em serviços essenciais para a população.

Por que esses repasses acontecem

Na prática, a estratégia adotada pelo município consiste em “contratar” os serviços dessas entidades, delegando a elas cuidados em áreas que originalmente são de responsabilidade municipal. O principal objetivo dessa iniciativa é assegurar e melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Urupês.

É o exemplo do Lar São Vicente de Paulo com o qual o município possui contrato há muitos anos. A equipe que administra o Lar desempenha um papel vital na cidade, e apesar de contar com 70% da aposentadoria dos 25 residentes, apoio de doadores anônimos e fundos arrecadados em eventos e campanhas, eles dependem significativamente dos repasses da Prefeitura.

Os valores repassados pela atual administração municipal aumentaram ao longo dos últimos 7 anos, pois são essenciais para garantir não apenas a sobrevivência, mas também a qualidade de vida dos assistidos. E de acordo com o responsável pelo Lar São Vicente de Paulo, José Roberto Salvadego, a Prefeitura disponibiliza também atendimento médico através do Departamento de Saúde, o que é muito importante para mantê-los saudáveis. Em 2023, o termo de fomento com o Lar previa repasses de R$ 360 mil.

Como também acontece com a Associação de Assistência à Criança de Urupês, mais conhecida como "Creche", que atende atualmente 210 crianças no contraturno escolar e desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil. Além dos eventos para angariar fundos, o apoio financeiro da Prefeitura é crucial para a continuidade dos serviços. Débora Regina Colaboni, Coordenadora Pedagógica da instituição, destacou em entrevista que a instituição é muito grata por ter o apoio financeiro do município, pois só assim é possível oferecer para as crianças tudo o que elas necessitam diariamente. Foram R$ 600 mil repassados em 2023.

No Hospital São Lourenço, não é diferente, sob a administração da Irmandade de Misericórdia, que é um pilar fundamental na oferta de serviços médicos de urgência e emergência à população. Só em 2023 foram realizados mais de 54 mil atendimentos, incluindo consultas, exames e procedimentos. O atendimento gratuito do hospital é essencial e indispensável para a saúde do município. O presidente da Irmandade, Dorival Tamiozo, enfatiza a imprescindibilidade dos repasses da Prefeitura para a sustentabilidade do hospital.

A Prefeitura investiu em 2023 cerca de R$ 4 milhões para que a população pudesse ter atendimento de urgência e emergência pelo SUS. Esses e outros valores são fundamentais para o funcionamento de instituições locais e assim assegurar serviços que devem ser oferecidos no município.

De acordo com o Prefeito Bica para atender as necessidades da população é crucial manter apoios como esses. “O objetivo de trabalhos como esses é oferecer às famílias, em geral de Urupês, uma vida digna, com possibilidades de melhorias, crescimento e qualidade para viver bem”, considera o Prefeito.