Início Notícias Assistência Social Compromisso com a População: Conselheiras Tutelares eleitas Iniciam Mandato 2024/2027 em Urupês

Juramento das Conselheiras Tutelares Mandato 2024/2027- Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 10/01/2024 11h21

As conselheiras tutelares eleitas para o mandato de 2024 a 2027 tomaram posse nesta manhã de quarta-feira (10) em Urupês. A cerimônia aconteceu às 9h no Salão das Sessões da Câmara Municipal de Urupês e contou com a presença de membros do poder público e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Foram empossadas Renata Marçom, Sandra Rodrigues, Jeanete Carniello Pereira Pascoa, Denise Merotti. Com a desistência de Sônia Copaiol para o cargo, Roselaine Pires Barbosa assumiu em seu lugar. As eleições que definiram as escolhidas para o atual mandato ocorreram em 1° de outubro de 2023 em Urupês e em São João de Itaguaçu.

Agora, as cinco novas conselheiras, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deverão atender crianças e adolescentes, aconselhar pais e responsáveis conforme as características e os limites da atuação do Conselho Tutelar. Para isso, as profissionais devem trabalhar em conjunto com serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, além de estar periodicamente em contato com autoridades judiciais.

Em suma, o conselheiro tutelar deve zelar pelo cumprimento de direitos, garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos, orientar a construção da política municipal de atendimento e, no dia a dia, atender queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Além disso, deve exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos, aplicar medidas protetivas pertinentes a cada situação e fazer requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado. Serviço de Atendimento do Conselho Tutelar:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Rua Gustavo Martins Cerqueira, 821B – Centro