Início Notícias Transporte Expresso Urupês completa dois anos de mobilidade gratuita e eficiente

Expresso Urupês completa dois anos de mobilidade gratuita e eficiente

Munícipe entrando no ônibus: Foto: Thomas Moutropoulos

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 17/11/2023 16h15

Em novembro, o serviço de transporte circular municipal “Expresso Urupês” completa dois anos de sua implantação, oferecendo mobilidade gratuita e eficiente para toda a população.

Diariamente, o serviço conduz centenas de passageiros para o trabalho, escola, compras e passeios no centro da cidade, além de trazer e levar moradores do distrito de São João de Itaguaçu, que precisam percorrer mais de 12 km pela Rodovia Comendador Chafik Saab para chegar ao município. Desde então, estes moradores não precisam mais realizar suas atividades a pé, de bicicleta ou de carona.

O serviço atende mais de 100 famílias por dia, mudando a forma de locomoção de diversas pessoas, como Lucimara Gonzaga, que utiliza o transporte para ir ao trabalho, enquanto seus três filhos o utilizam para ir à escola.

“Minha vivência tem sido maravilhosa. Eu e meus filhos somos muito gratos, principalmente por ser gratuito. Isso facilitou muito nossas vidas, porque antes eu tinha que levá-los a pé. E agora, com o ônibus, além de ir trabalhar todos os dias, posso ir ao centro e ao distrito de São João de Itaguaçu. Esse serviço realmente facilitou a vida dos urupeenses”, relatou Lucimara.

José Sebastião de Souza, motorista do Expresso Urupês na linha verde, que viaja de Urupês até o Distrito de São João, compartilhou um pouco de sua vivência no trabalho: “Gosto de tudo que faço; conduzir o circular municipal é muito gratificante. Minha primeira viagem começa às 5:55 da manhã, e a última termina às 17h. Desde que comecei, nunca fiz um trajeto com o ônibus vazio. Algumas pessoas que viajam comigo comentam que usam o transporte para trabalhar, para pagar contas no banco, para consultas no Posto de Saúde. Gostam muito de poder utilizar o serviço de maneira gratuita”.

O prefeito Bica Greggio explicou a decisão de oferecer transporte gratuito e destacou a importância do ônibus Circular Expresso no contexto da mobilidade urbana: “Queríamos garantir que todos os cidadãos tivessem acesso a um meio de transporte eficiente, independentemente de sua situação financeira. A gratuidade da passagem é um investimento no bem-estar da nossa comunidade”. Bica compartilhou ainda que o município enfrenta muitos desafios, mas busca planos futuros para aprimorar ainda mais o serviço.

Ao completar dois anos de operação, o ônibus Circular Expresso Urupês continua a fazer parte de uma história de sucesso, unindo a comunidade em torno da mobilidade sustentável e acessível. Essa iniciativa não apenas transformou a maneira como os habitantes se deslocam, mas também demonstrou o poder da inovação e do comprometimento com o bem comum.