Início Notícias Saúde Semana da Saúde Bucal em Urupês aborda prevenção ao Câncer de Boca

Semana da Saúde Bucal em Urupês aborda prevenção ao Câncer de Boca

Cerca de 3 minutos de leitura

39 acessos

Dentista Isabel que atua na ESF Mundo Novo em Atendimento na semana de conscientização da Saúde Bucal - Imagem Divulgação

Dentista Isabel que atua na ESF Mundo Novo em Atendimento na semana de conscientização da Saúde Bucal - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 25/10/2023 15h36

As unidades de saúde do município estão realizando, nesta semana, diversas ações por ocasião do Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado em 25 de outubro.

As rodas de conversa fazem parte das atividades orientativas, e cada Unidade Saúde da Família está realizando os bate-papos em horários diferentes. Os dentistas estão respondendo dúvidas e orientando o público sobre a importância da manutenção da saúde bucal como medida preventiva contra várias doenças, incluindo o câncer bucal.

Para prevenir o câncer bucal, os profissionais também estão realizando avaliações bucais e ensinando as pessoas a fazerem autoavaliações para que estejam sempre atentas a possíveis lesões na boca que possam necessitar de maior atenção.

O câncer de boca é um problema sério que pode ser evitado com a devida atenção à saúde bucal. Ele é mais comum em pessoas com certos fatores de risco, incluindo fumantes e usuários de tabaco, consumidores pesados de álcool (principalmente quando combinado com o tabagismo), pessoas que trabalham sob o sol sem proteção e aqueles com histórico familiar ou predisposição ao câncer.

Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de câncer de boca. Evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool pode ser fundamental na prevenção da doença. Além disso, proteger-se do sol, usar protetor labial, manter uma dieta saudável e praticar uma higiene bucal adequada é o que são recomendados pelos dentistas do município. E é primordial que todos escovem os dentes regularmente, usem o fio dental e realizem check-ups periódicos.

Em Urupês, se alguém precisar de atendimento ou notar qualquer lesão na boca que não cicatrize em duas semanas, deve procurar imediatamente o atendimento odontológico do município para uma avaliação. O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento bem-sucedido.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto