Início Notícias Terceira Idade Envelhecimento saudável: o que fazer antes que seja tarde demais

Envelhecimento saudável: o que fazer antes que seja tarde demais

Especialista em geriatria compartilha sua experiência e conselhos para prevenir doenças

Cerca de 2 minutos de leitura

112 acessos

Idoso utiliza máquinas de alongamento em academia ao ar livre. Foto: Alamy.

Idoso utiliza máquinas de alongamento em academia ao ar livre. Foto: Alamy.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 13/02/2023 17h35

Com o aumento da expectativa de vida da população, envelhecer bem tornou-se um assunto cada vez mais relevante.

O doutor Márcio de Almeida Maciel Filho, médico especialista em geriatria, que atua no Sistema de Saúde de Urupês, alerta sobre a importância de cuidarmos de nós mesmos ao longo dos anos, para termos uma terceira idade saudável e plena.

Ele compara o envelhecimento a uma jornada através do deserto e destaca a importância de nos prepararmos para esta jornada, controlando nossa mente e mudando nossos hábitos de vida desde já, para que possamos enfrentar as dificuldades de maneira adequada. “É fundamental que estejamos conscientes de que nossas escolhas hoje influenciam a nossa qualidade de vida no futuro”, disse ele.

O Dr. Márcio apontou que, ao longo da vida, enfrentamos dois problemas: o opositor (a nossa mente) e o oprimido (o nosso corpo).

“Nossa mente pode nos levar a ter hábitos pouco saudáveis, como comer fast food, ficar sedentários e dormir mal, mas é o nosso corpo que sofre as consequências, ficando doente. A longo prazo, esses maus hábitos podem causar problemas irreversíveis, como AVC, demência, osteoartrose e obesidade”, ele explicou.

Algumas dicas para um envelhecimento saudável incluem: manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, fazer atividade física regularmente, manter a saúde mental através de atividades que promovam o bem-estar, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, manter uma boa hidratação, dormir o suficiente, manter relacionamentos saudáveis e positivos, e buscar acompanhamento médico regularmente. É importante lembrar que prevenir problemas de saúde e manter bons hábitos é fundamental para envelhecer de forma saudável.

Nesta notícia: envelhecimento geriatria

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto