Início Notícias Saúde Novembro Azul: exames de prevenção ao câncer de próstata são realizados gratuitamente em Urupês

Novembro Azul: exames de prevenção ao câncer de próstata são realizados gratuitamente em Urupês

Cerca de 2 minutos de leitura

59 acessos

Enfermeira do município realizando o exame de PSA  em paciente, na Unidade do Centro -  Imagem Divulgação

Enfermeira do município realizando o exame de PSA em paciente, na Unidade do Centro - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 21/11/2022 16h49

Para prevenir o câncer de próstata, o departamento de Saúde de Urupês está realizando exames gratuitos de PSA em homens que possuem quarenta anos ou mais.

As coletas são agendadas previamente, através de uma busca ativa realizada pelos agentes comunitários de saúde, e todas as Estratégias Saúde da Família irão realizar a ação, que faz parte da campanha Novembro Azul, como forma de um alerta para o cuidado da saúde do homem.

Essa campanha é importante para lembrar da saúde masculina, tanto em relação a questão do câncer de próstata, mas principalmente para reforçar a importância da prevenção e da detecção precoce. O objetivo é incentivar os homens a procurarem os serviços de saúde de uma forma geral e ampla.

O exame de PSA é realizado por meio de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise. Ele mede a variação do antígeno prostático específico, um dos principais indicadores do câncer de próstata.

Nas unidades de saúde do município os pacientes encontram informações e são atendidos por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos dentre outros, que podem realizar o diagnóstico e o acompanhamento.

Caso haja diagnóstico de câncer de próstata ou outra doença, o paciente é encaminhado para Atenção Especializada, onde terá acesso aos médicos especialistas, tratamentos e cirurgias quando forem necessárias.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) pode-se identificar o câncer de próstata no início, a partir de sinais e sintomas. Os principais são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto