Início Notícias Assistência Social Julho das Pretas: fórum debate situação da mulher negra em Urupês

Julho das Pretas: fórum debate situação da mulher negra em Urupês

Racismo, sexismo e a posição da mulher negra na sociedade urupeense.

Eni Fernandes foi a palestrante no fórum. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 25/07/2022 14h50

Aconteceu, nesta segunda-feira (25), o Fórum “Racismo e sexismo: e eu com isso?”, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Social, com o intuito de fomentar o debate sobre a posição da mulher negra na sociedade.

O evento contou com palestra da assistente social Eni Fernandes, que teve atuação marcante nas áreas da saúde, organização popular dos favelados, na criação do movimento de mulheres, da população negras, dentre outros.

Ela correlacionou dados sobre o perfil da população mais vulnerável e nas periferias com a população negra. Eni também relembrou que, ao todo, apenas 15% do Senado Federal e 5% do executivo é composto por mulheres, fazendo-se necessário que elas ocupem espaços de poder.

Participaram do evento membros da sociedade civil, funcionários públicos, coordenadores e alunos das escolas de Urupês. Thainá Costa, uma das organizadoras do fórum, responsável pelo Programa Criança Feliz Primeira Infância, vê a necessidade de ampliar esta discussão, abrir mais espaços de diálogo e criar mecanismos para efetivamente mudar a situação da mulher negra na sociedade.

O fórum acontece no chamado “Julho das Pretas” e no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Confira mais fotos desta notícia: