Início Notícias Crianças e Adolescentes Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência visa combater novos casos em Urupês

Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência visa combater novos casos em Urupês

Município havia zerado casos em 2019, mas voltou a registrar gravidez precoce durante a pandemia; ações contam com orientações, shows e distribuição de preservativos

Cerca de 3 minutos de leitura

209 acessos

Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 16/03/2022 13h03 - Atualizado em 16/03/2022 13h17

Até esta sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Urupês promove a Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que está contando com palestras e eventos organizados pelas Unidades de Saúde para conscientizar sobre os riscos e mudanças de vida geradas pela gravidez precoce.

As ações incluem palestras e orientações com psicólogos e enfermeiros, distribuição de preservativos e testes gratuitos de HIV e sífilis. Para dialogar com o público jovem, as Estratégias Saúde da Família (ESFs) também apostam em peças de teatro e até shows de rap que acontecem na escola e em espaços públicos.

Em 2019, Urupês havia conseguido zerar o número de casos de gravidez na adolescência, mas de acordo com informações das Unidades de Saúde, o município voltou a registrar casos de gravidez na adolescência após o início da pandemia.

Riscos da gravidez na adolescência

No Brasil, a cada 20 minutos, uma adolescente entre 10 e 14 anos se torna mãe; 60% são abandonadas pelos seus parceiros ainda na gravidez; e 20% são abandonadas assim que o bebê nasce.

A gravidez pode ter impactos profundos na vida da mãe e do bebê. Dados apontam que 75% das adolescentes brasileiras que têm filhos estão fora da escola e que, devido ao abandono escolar e ao preconceito, elas têm dificuldades em se inserir no mercado de trabalho.

Já para a criança os impactos podem vir na forma de má-formação do feto e os riscos de um parto prematuro e de o bebê nascer abaixo do peso ideal ou subnutrido, devido ao despreparo físico e emocional da mãe adolescente.

Caso suspeite estar grávida, a jovem pode procurar qualquer Unidade de Saúde de Urupês e solicitar acompanhamento e teste de gravidez gratuito. O sistema Público oferece diversos serviços para auxiliar neste importante momento da vida da mãe e do filho.

Nesta notícia: gravidez adolescência

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto