Início Notícias Saúde Confira onde procurar atendimento médico para cada caso em Urupês

Confira onde procurar atendimento médico para cada caso em Urupês

Pronto Socorro Municipal fica localizado no prédio do Hospital São Lourenço. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 03/01/2022 12h37

Na hora em que se precisa de assistência em Saúde, é comum ter dúvidas de onde procurar ajuda. Por isso, é importante ficar atento às recomendações a seguir, para fazer com que seu atendimento seja mais eficaz.

Em Urupês, é adotado o “Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco”, regulado pelo Ministério da Saúde, e que “separa” em categorias de gravidade os casos que necessitam de atenção.

Pronto Socorro Municipal

São atendidos aqui, os casos classificados como “emergência” (que implicam em risco iminente de morte), como paradas cardiorrespiratórias, infartos, politraumas e similares.

Também devem procurar o Pronto Socorro quem estiver passando por situação de “urgência” (que podem evoluir para complicações mais graves se não forem tratadas rapidamente), como traumas, queimaduras menores, convulsões e similares.

Perceba que os casos acima são aqueles que necessitam de atenção muito rápida ou até imediata, para prevenir o agravamento ou até a morte.

Durante este período de pandemia, excepcionalmente, também devem procurar o Pronto Socorro pessoas que tiverem sintomas de síndromes gripais, desde secreção nasal, coriza, tosse com catarro, até situações mais graves como falta de ar. Exames de COVID-19 também são realizados aqui.

Unidades de Saúde da Família

Se os casos não forem urgentes ou tiverem pouca urgência, devem ser encaminhados para uma das Unidades de Saúde da Família dos bairros. Aqui serão atendidos casos mais brandos de dores de cabeça, variações de pressão, diarreias, ferimentos menores que necessitam de curativos, dores leves, distensões, escoriações e similares.

As unidades estão equipadas com enfermeiros e médicos capacitados para atender e orientar a população, administrando medicamentos quando necessário.