Início Notícias Emprego e Qualificação Urupeenses podem trabalhar no Censo 2022. Salários vão até R$ 3.069,88

Urupeenses podem trabalhar no Censo 2022. Salários vão até R$ 3.069,88

Para Urupês, são 16 vagas liberadas para o Censo 2022. Foto: Divulgação IBGE.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 28/12/2021 12h18 - Atualizado em 28/12/2021 13h22

Vão apenas até esta quarta-feira (29), as inscrições para o processo que vai selecionar pessoas para trabalharem no Censo Demográfico de 2022. Para Urupês são 16 vagas disponíveis e, dependendo do cargo e modalidade de trabalho, os salários podem chegar a R$ 3.069,88, de acordo com o simulador do IBGE.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da FGV, pelo link https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21, onde o candidato também encontra o edital com todas as informações do processo seletivo.

O Censo Demográfico acontece, em geral, a cada 10 anos e tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações importantes para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

Sobre as vagas

Recenseador: O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. É exigido ensino fundamental completo. A remuneração é por produção e pode ir até R$ 3.069,88, em Urupês, de acordo com o simulador do IBGE.

Agente Censitário Municipal: gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico, estará à frente de dois tipos de ações: administrativas – controle e gestão dos recursos humanos e materiais do posto de coleta; e técnico-operacionais – gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e recenseadores em que acompanhará e orientará a coleta de dados. Os salários de R$ 1.700,00.

Agente Censitário Municipal: exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas. Está subordinado ao agente censitário municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo, com salário de R$ 2.100,00.

Devolução de taxa de inscrição dos processos 2019 e 2020

Nos anos de 2019 e 2020, o IBGE abriu processos seletivos para contratação para o censo demográfico, mas, devido à pandemia, o processo foi cancelado. O que muitas pessoas não sabem é que elas podem reaver a taxa paga naquela ocasião. Basta acessarhttps://www.ibge.gov.br/devolucao-de-taxa.html.