Início Notícias Saúde Vacinação em Urupês fica acima da média regional

Vacinação em Urupês fica acima da média regional

Criança é vacinada em Campanha em agosto de 2018. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luis Fernando da Silva - Assessoria de Imprensa

Publicado em 29/09/2021 15h51

Relatórios divulgados nesta semana colocam Urupês como um dos munícipios que mais imunizou sua população no ano de 2021, quando comparado a outras cidades em nível regional, com os principais imunizantes do cronograma vacinal. Em todos os casos, Urupês ficou acima da média.
O relatório incluía as vacinas BCG, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite e outras. Os dados são do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).
Quando o assunto é COVID-19, Urupês também se destaca na imunização. Segundo levantamento da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Catanduva, o município foi um dos que mais vacinou proporcionalmente à sua população. Mais de 80% das pessoas receberam a primeira dose, enquanto cerca de 63% possuem segunda dose ou dose única aplicada.
Mesmo assim, o documento salienta uma realidade que atinge todos os municípios: o percentual de pessoas atrasadas para o recebimento da segunda dose. Parte considerável se deve ao fato de parcela da população procurar a primeira dose, mas não comparecer para receber a segunda. Também deve ser considerado possíveis atrasos no envio de doses pelos órgãos competentes.
Seguindo as orientações das principais entidades de Saúde do Brasil e do mundo, a Vigilância Epidemiológica de Urupês ressalta a importância do recebimento das duas doses para que a imunização seja mais efetiva.