Início Notícias Saúde Urupês tem Dia D das Campanhas de Vacinação contra gripe e COVID-19

Urupês tem Dia D das Campanhas de Vacinação contra gripe e COVID-19

Ação acontece neste sábado (17), quando também é realizado dia de combate ao câncer bucal

Cerca de 4 minutos de leitura

49 acessos

Vacinação acontece até às 15h em Urupês. Foto: Divulgação ESF São João de Itaguaçu.

Vacinação acontece até às 15h em Urupês. Foto: Divulgação ESF São João de Itaguaçu.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 17/07/2021 08h59 - Atualizado em 17/07/2021 09h12

Está acontecendo, neste sábado (17), o Dia D das Campanhas de Vacinação contra COVID-19 e contra gripe em Urupês. Todas as Unidades de Saúde do município estão prontas para receber a população até às 15h.
Também acontece, no sábado, o dia de combate ao câncer de boca, nas ESFs da cidade de Urupês. Confira sobre as ações abaixo.
Vacinação contra COVID-19
A vacina contra COVID-19 do Dia D é destinada ao público de 30 a 36 anos que ainda não conseguiu ser imunizado. A aplicação das doses para esta faixa etária teve início na quarta-feira (14) e a procura tem sido grande.
O Sistema de Saúde informou que o Dia D acontece especificamente para esta faixa etária, sem abarcar outras idades, pois as doses enviadas pelo Ministério da Saúde já chegam ao município com a destinação a um público específico e, neste momento, as doses que o município possui estão seladas para o grupo de 30 a 36.
Pessoas com mais de 36 anos que ainda não conseguiram se vacinar com a primeira dose contra o coronavírus devem procurar a Unidade de Saúde de seu bairro e solicitar a vacinação, que será aplicada conforme a disponibilização de doses remanescentes, conforme orientações dos órgãos superiores.
Imunização contra gripe
Para a vacinação contra a gripe, o público é bem mais extenso: após liberação do Ministério da Saúde, qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade pode se vacinar contra a doença.
Mas é importante salientar que se recomenda um intervalo de pelo menos 15 dias entre o recebimento de dois diferentes imunizantes. Portanto, a quem se vacinou contra COVID-19 nos últimos 15 dias, ou ainda vai se vacinar nos próximos 15, de acordo com o calendário oficial do Governo do Estado, recomenda-se aguardar o recebimento deste imunizante antes de receber a dose contra a influenza (gripe).
E as motivações para receber a vacina contra a influenza aumentaram com uma recente pesquisa apresentada à Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Miami sugere que pessoas vacinadas contra a gripe podem estar parcialmente protegidas contra alguns sintomas graves do novo coronavírus. A pesquisa foi realizada com 75 mil pacientes com COVID-19. Leia a matéria na íntegra em https://www.istoedinheiro.com.br/vacina-contra-a-gripe-pode-reduzir-risco-de-complicacoes-da-covid-19/.
Dia de Prevenção contra o Câncer Bucal
Outra ação que acontece nas Unidades de Saúde do Centro, Mundo Novo, Manoel Carreira e Boa Vista é o Dia D de prevenção contra o câncer bucal. As ESFs contam, neste sábado, com a equipe de dentistas à disposição para realizar consultas gratuitas à população em busca de sinais do câncer de boca.
Esta doença apresenta-se pelo aparecimento de um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), “estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença”.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto