Início A cidade Jeans e Limão

Jeans e Limão

Atualmente, a produção de jeans e o cultivo de limão representam as maiores forças da economia urupeense.

Texto por: Luís Fernando da Silva. Departamento de Comunicação Social Escrito em: 27/12/2019
Jeans

Em 1985, mãe e filho iniciaram as atividades da primeira fábrica de jeans em Urupês. Com o tempo, os funcionários desta empresa abriram outras fábricas e foram criando uma cadeia produtiva e tornando Urupês, reconhecidamente, como uma referência estadual no setor.

Hoje, o município conta com, aproximadamente, 70 fábricas de jeans, gerando cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos na cidade, algo em torno de 60% de seus empregos formais, além de receber uma parcela significativa de moradores das cidades circunvizinhas, como Irapuã, Sales e Ibirá, que se desloca para trabalhar em Urupês neste segmento. Segundo dados do Censo do Jeans de 2018, na alta temporada, a produção supera 1 milhão de peças por mês, produzindo para grandes marcas nacionais e exportando para todo o Brasil.

Devido ao grande destaque que obteve neste setor, Urupês foi reconhecido como o único Arranjo Produtivo Local do Jeans de todo o Estado de São Paulo, agrupamentos de pequenas, médias e grandes empresas que pertencem ao mesmo setor econômico. Com isso, Urupês ganha vantagens para protocolar projetos e receber repasses do Governo do Estado, buscando o fomento do setor, como a construção de uma fábrica-escola e a aquisição de equipamentos de alta linha para capacitação profissional de funcionários das fábricas ou pessoas que busquem qualificação.

Limão

Outro destaque na economia do município é a produção da Lima Ácida Tahiti. Urupês é o segundo maior produtor de limão do Brasil, com cerca de 1,2 milhão de pés da fruta, segundo dados levantados junto à Casa da Agricultura do Município. De acordo com o Censo Agro 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 319 estabelecimentos produzindo, anualmente, 42,2 bilhões de toneladas/ano, em 2.211 hectares de propriedades rurais.

Atualmente, Urupês possui uma Associação de Produtores de Limão (APRU) e uma Cooperativa, a COOPERLIMÃO. Fundada em 2016, ela tem 36 cooperados, que geram 200 empregos diretos e indiretos. Em 2019, ela fez sua primeira exportação internacional com a expectativa de enviar para o exterior dois contêineres por semana, totalizando 47 toneladas.