Início Notícias Saúde Projeto “Escuta Mamães” oferece orientações gratuitas de psicóloga sobre a nova etapa na vida em família
Saúde |
Por Luis Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa
Projeto “Escuta Mamães” oferece orientações gratuitas de psicóloga sobre a nova etapa na vida em família
O projeto acontece na ESF do bairro Boa Vista, às quintas-feiras, antes dos exames pediátricos.
Whatsapp
print
Foto: divulgação.
A chegada de um bebê à família sempre vem recheada de novos sentimentos, dúvidas e, muitas vezes, gera mudanças na maneira de lidar com as relações familiares.

Em Urupês, o projeto Escuta Mamães foi pensado especialmente para ajudar os pais e mães que possuem filhos pequenos, oferecendo orientações com objetivo de promover a prevenção na saúde psicológica.

Essas orientações acontecem de maneira quase informal, na própria sala de espera da ESF, quando os pais vão levar seus filhos para a consulta com o pediatra. O projeto é encabeçado pela psicóloga Valnia Maria Esteves Ledesma e pela gerente da UBS Dr. Xisto Albarelli Rangel, Taciana Ferrari, e acontece na ESF do Bairro Boa Vista todas as quintas-feiras.

A psicóloga passa orientações no sentido de prevenir sentimentos pertinentes a aquele momento que a mãe e o pai estão vivendo e como eles devem se comportar e se relacionar com o bebê e a família, assim como dicas de como eles se fortalecerem para oferecem um vínculo saudável com a criança.

Valnia explica que “quando os pais ficam tranquilos e passam confiança para a criança, a mente dela vai se fortalecendo e tende a ser mais saudável emocionalmente no futuro”. Segundo ela, isso diminui, inclusive, problemas comportamentais dos pequenos dentro de casa e até de outros membros da família que convivem na casa, como irmãos e avós.

O projeto foi iniciado em 2019, na Unidade Básica de Saúde do Centro, e retomado na ESF Boa Vista, seguindo os protocolos de prevenção à COVID-19, com ambiente arejado e utilização de máscaras.
Notícia impressa de http://www.urupes.sp.gov.br em 03/12/2020

Saiba mais sobre a Secretaria de Saúde